sábado, 16 de junho de 2012

PROJETO: Negros e não Negros

O projeto Negros e não Negros, tem vários objetivos, dentre eles está:
  • Oportunizar a utilização de ferramentas de colaboração on line para compartilhar ideias, busca de novos conhecimentos relacionados à africanidade, utilizar ferramentas do laptop para produção textual, vídeos, história em quadrinhos, hipermídias e documentários sobre a temática.
  É um Projeto de pesquisa patrocinado pelo CNPQ, foram produzidos 14 textos orientados pelo professor Fernando Borges Ferreira, descata-se um deles:


O NEGRO: PASSADO E PRESENTE
 
Autores alunos do 9º ano: Leonardo R. de Carvalho e Carlito Valadares

Hoje em dia, pode-se dizer que o negro tem uma vida um pouco melhor, tem direito a coisas que no passado não era permitido, tais como escola, universidade, emprego, moradia; antes não tinham direito a nada. O preconceito era muito grande, não tinham estudo e eram escravos dos grandes  senhores de engenho.
Comparando o passado com o presente, podemos dizer que a vida do negro mudou muito, mas achamos que há algo que deve acabar, como por exemplo, as cotas para negros entrarem  nas universidades, isso é a pior coisa que existe, isso mostra ainda mais o preconceito, afinal somos ou não somos iguais perante Deus?
Em geral a vida do negro ou do descendente mudou devido a diminuição do preconceito, o fim do apharteid, mas ainda não está tudo resolvido, há muito por se fazer nesse sentido. Na nossa opinião o que precisa ser feito com urgência é reconhecer o valor do negro na construção do Brasil.



2 comentários:

  1. Parabéns a escola pelo projeto que certamente oportuniza aos alunos refletir sobre o preconceito e lutar pela convivência pacífica entre negros e não negros.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante colocar o aluno para fazer relatórios das atividades, isso possibilita a eles tornarem bons escritores. É extremamente necessário que o professor oriente os alunos no sentido de escrever de forma correta, ou seja, usando os parágrafos, pontuações, introdução, desenvolvimento e conclusão do texto. Pois, dessa forma eles vão se preparando para enfrentar as produções de textos na vida, como em vestibulares e concursos que o exigir.

    ResponderExcluir