quarta-feira, 27 de junho de 2012

AULAS DE CIÊNCIAS MAIS INTERESSANTES COM USO DO VÍDEO



 
A professora Eliane Iara Alebrandt  tem trabalhado em várias turmas do Ensino Fundamental com vídeos na sala de aula, e essa prática tem trazido melhoria dentro do processo ensino e aprendizagem. O Conteúdo focado no 9º. 3 pela professora é MOVIMENTO RETILINIO UNIFORME-MRU, e MRV- MOVIMENTO RETILINIO VARIADO e ACELERAÇÃO. A professora trabalha na disciplina de ciências e o objetivo é reconhecer em movimentos do dia a dia e em ritmos musicais as grandezas da física: deslocamento, Trajetória e Velocidade Média. Para focar o assunto ela trabalhou vídeos com clips musicais dançantes: rock, tango, bolero e MPB.
Com o filme: COINCIDÊNCIAS DO AMOR, trabalhou a orientação sexual, Inseminação artificial, gens, cromossomos e clonagem, dentro da disciplina de ciências. A professora objetiva com o filme que os alunos possam reconhecer os tipos de reprodução, reprodução independente, fatores emocionais  físicos e genéticos, foca também ética, moral e religiosidade.
Com o filme: VIAGEM AO CENTRO DA TERRA, trabalhado nas seguintes turmas: 6º.1,2,3 e 7º. 1,2 e 3. O Objetivo deste é que através do filme de ficção os alunos possam entender o passado e o presente, na questão da retirada dos recursos naturais do nosso solo, as camadas da terra, e plantas carnívoras.
Nas turmas dos 8º anos a professora trabalhou o filme Olga, fazendo uma contextualização da situação trabalhada no filme, tais como; campo de concentração, relações políticas, sociais e sexuais.
O uso desse recurso além de aprendizado, traz emoção, lazer e concentração. Através das imagens os educandos conhecem novos espaços, cidades, lugares, vivencias. O uso do vídeo é um recurso que deve ser explorado pelos educadores, é o binômio: conhecimento e lazer.











Texto Eliane Iara e Malu Macedo.
Imagens Malu Macedo

Um comentário:

  1. A cada recurso utilizado, novos aprendizados e novas descobertas. Parabéns aos atores desse processo.

    ResponderExcluir