A
expressão necessidades educacionais
especiais pode ser utilizada
para
referir-se a crianças
e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade
ou de suas dificuldades para aprender.
Está associada,
portanto, a dificuldade
de aprendizagem, não necessariamente
vinculada a
deficiência(s).
É uma forma de reconhecer que muitos alunos, sejam ou não portadores de deficiências ou de superdotação, apresentam necessidades educacionais que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas.
É uma forma de reconhecer que muitos alunos, sejam ou não portadores de deficiências ou de superdotação, apresentam necessidades educacionais que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas.
Embora as necessidades especiais na escola sejam amplas e diversificadas, a atual Política Nacional de Educação Especial aponta para uma definição de prioridades no que se refere ao atendimento especializado a ser oferecido na escola para quem dele necessitar. Nessa perspectiva, define como aluno portador de necessidades especiais aquele que “... por apresentar necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes à sua idade, requer recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas”. A professora Karione da Sala de Recurso vem atendendo os alunos da Escola Costa e Silva e de outras Escolas de forma a atender as necessidades de cada um. Ela e os alunos estão desenvolvendo um Projeto com materiais recicláveis e deste Projeto surgiu jogos muito interessantes. Além de jogos, pesquisa em relação as formas de jogar, e os resultados dos jogos. Parabéns para professora e alunos.
Parabéns professora,é visivél o envolvimento dos alunos.
ResponderExcluirProf. Malu