Sala Ambiente de Língua Portuguesa
No ano de dois mil e oito foi implantado na unidade escolar “Salas Ambientes”. A proposta consiste em que cada professor junto com seus alunos tenha uma sala definida e a função de criar um espaço de aprendizagem com materias de conhecimento acessíveis (livros, dicionários, mapas, laboratórios de ciências, produções de alunos, etc.). A escola passou por uma reforma geral e por isso todas as salas tiveram de ser desmontadas, mas neste ano depois da reforma acabada, retomou-se a proposta e todas as salas foram novamente reorganizadas. Na sala ambiente de Língua Portuguesa o primeiro passo foi a produção de uma “Textoteca” idéia do formador de língua portuguesa Geremias, os alunos participaram ativamente nesta proposta recortaram os gêneros mais diversos de revistas, jornais, periódicos. Cada texto recortado e colocado em caixas de camisas e organizado em um móvel de madeira. Anexamos um mural na parede onde as produções dos alunos podem ficar sempre visíveis. Colocamos um varal de uma janela a outra, nele usando pregadores de roupas fixamos textos que vem na revista Nova Escola e também a revista Ciências hoje. Na sala tem ainda dois quadros brancos um é utilizado para registro e explicação do professor, o outro serve para a direção, coordenação, biblioteca, secretaria fazer informes aos alunos. Tem um armário onde ficam guardados folhas de rascunho, mini-gramáticas, livros, tesouras, cola, tintas, pincel, etc. Usamos as paredes, também uma parte para produção dos alunos outra para folhetos explicativos dos conteúdos. Temos outra cara, somos outra escola, teremos cada vez melhores alunos.
No ano de dois mil e oito foi implantado na unidade escolar “Salas Ambientes”. A proposta consiste em que cada professor junto com seus alunos tenha uma sala definida e a função de criar um espaço de aprendizagem com materias de conhecimento acessíveis (livros, dicionários, mapas, laboratórios de ciências, produções de alunos, etc.). A escola passou por uma reforma geral e por isso todas as salas tiveram de ser desmontadas, mas neste ano depois da reforma acabada, retomou-se a proposta e todas as salas foram novamente reorganizadas. Na sala ambiente de Língua Portuguesa o primeiro passo foi a produção de uma “Textoteca” idéia do formador de língua portuguesa Geremias, os alunos participaram ativamente nesta proposta recortaram os gêneros mais diversos de revistas, jornais, periódicos. Cada texto recortado e colocado em caixas de camisas e organizado em um móvel de madeira. Anexamos um mural na parede onde as produções dos alunos podem ficar sempre visíveis. Colocamos um varal de uma janela a outra, nele usando pregadores de roupas fixamos textos que vem na revista Nova Escola e também a revista Ciências hoje. Na sala tem ainda dois quadros brancos um é utilizado para registro e explicação do professor, o outro serve para a direção, coordenação, biblioteca, secretaria fazer informes aos alunos. Tem um armário onde ficam guardados folhas de rascunho, mini-gramáticas, livros, tesouras, cola, tintas, pincel, etc. Usamos as paredes, também uma parte para produção dos alunos outra para folhetos explicativos dos conteúdos. Temos outra cara, somos outra escola, teremos cada vez melhores alunos.
Muito interessantes as ideias, devemos sempre procurar incentivar os alunos a "ler o mundo". Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirAdorei as ideias.
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