PROJETO GINCANA AQUARELA
Introdução
Uma das coisas mais bonitas no trabalho com a Educação é ver os alunos interagindo com o processo de aprendizagem e com os projetos que acontecem dentro da Escola. Quando isto acontece, é só deixar por conta deles: é espetáculo na certa. A criatividade e o potencial de cada uma daquelas cabeças jovens e cheias de vontade e energia dão um show á parte. E mostram que mesmo com todas as dificuldades, mesmo sem investimentos e atitudes sérias, ainda vale a pena acreditar e lutar pelo ato de educar.
Com o objetivo de integrar o processo pedagógico a uma dimensão cultural e cidadã, a Escola Estadual Presidente Costa e Silva realiza desde de 2001 a GINCANA CULTURAL AQUARELA, que entre outros benefícios, ajuda a combater a evasão escolar, estimula o sentimento de afetividade pela escola por parte dos alunos e se destaca como uma atividade que ocorre durante todo o ano letivo, dinamizando o calendário escolar e premiando a equipe vencedora.
Justificativa
Há tempos que a Escola Estadual Presidente Costa e Silva vem se preocupando em construir valores que pudessem contribuir para a formação completa do educando, tais valores não se limitariam aos espaços formais da escola, tampouco da sala de aula. Além de desenvolver laços de afinidade e seguir certas normas de convivência, estes valores certamente chegam à casa de cada aluno, através do respeito à autoridade dos pais, afetividade para com os que são próximos, educação para com o meio ambiente, alegria na realização dos afazeres cotidianos, orgulho da origem e das características étnicas, enfim, ações que têm como resultado a formação de um cidadão de bem e preparado para a vida social.
Outra finalidade da Gincana Cultural é despertar nos alunos uma consciência ambiental, que tenha como princípio a conservação do ambiente escolar limpo e saudável para a construção do conhecimento, uma vez que as salas de aula são observadas por todos os professores e equipe do suporte pedagógico, bem como a direção da escola, de modo que pontos serão atribuídos às salas que no decorrer do ano apresentam melhores condições de higiene e limpeza. O objetivo desta ação é construir uma consciência ecológica a partir do espaço de vivência mais próximo, ou seja, “não podemos esperar que nossos jovens queiram salvar o planeta da poluição se a própria sala já foi vítima dela”.
Além de todos os valores envolvidos e a mudança de postura que se espera diante do evento que é anual, um ponto merece importância diferenciada: o sentimento de competição saudável. Através da realização das provas, da vontade de superar os desafios e de ser bem sucedido na Gincana, o aluno acaba por reconhecer que na vida também há competição, no mercado de trabalho, na sala de aula, nas avaliações, mas que o educando deve sempre encará-las com ética e honestidade, respeitando e valorizando o esforço dos que também estão envolvidos nela.
A leitura também foi um dos alicerces para que a Gincana Cultural fosse criada. Percebemos que no mundo moderno, no qual estímulos eletrônicos como TV, internet, vídeo-games, etc., despertam mais o interesse dos nossos jovens, fazendo com que desde o início da década de 1990, tenhamos uma geração de “fanáticos pelo mundo digital”, para os quais o livro perdeu sua importância e finalidade. A Escola Estadual Presidente Costa e Silva estimula o hábito da leitura através da prática pedagógica de todos os educadores, mas também investiu neste quesito como etapa importante da Gincana cultural. O que se espera é que os alunos, através da competição, possam adquirir a “cultura do livro”.
Para finalizar, também espera-se com a realização da Gincana, que os educandos desenvolvam a capacidade de se comunicar, expressando-se corretamente de acordo com os ambientes freqüentados. Além disso, através deste evento, estabelecemos um laço de união e proximidade com parcerias com instituições e envolvimento da comunidade escolar (pais, voluntários, etc.). O esporte também está presente, de modo que se reconheça o valor da prática esportiva para um organismo saudável e uma vida feliz.
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