quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE COSTA E SILVA




RELATÓRIO DA VISITA DOS DIRETORES BRITÂNICOS


A visita dos diretores britânicos as nossas Unidades Escolares foi mais uma etapa do Projeto Liderança nas Escolas que trouxe efeitos positivos para o ensino aprendizagem. Esta efetivação ocorre porque se trata de um intercâmbio com objetivos claros de uma missão educativa, na qual os participantes têm objetivos comuns de ampliar conhecimentos sobre gestão e liderança escolar com foco no ensino e aprendizagem, para a formação de cidadãos para o mundo.
Devido às visíveis melhorias ocorridas na escola em torno do ambiente educativo, gestão de sala de aula, bom uso do tempo, critérios e instrumentos de avaliação, formação e condição de trabalho dos profissionais, ambiente físico escolar, gestão escolar democrática, sucesso e permanência do aluno na escola, as quais foram impulsionadas pelas aprendizagens adquiridas com o Projeto Liderança nas Escolas, outras instituições e diretores de escolas têm visitado nosso ambiente educacional. Na semana em que recebemos os diretores britânicos outros três diretores de escolas da cidade e educadores de uma Secretaria de Educação de outro município também estiveram na escola, quando realizamos uma visita guiada, n o mesmo formato da realizada com os diretores britânicos. Com todos agregamos informações sólidas e troca de experiências importantes, porém com os diretores britânicos os benefícios foram bem maiores, dado ao fato de que o nosso grupo de diretores brasileiros teve uma oportunidade anterior de conhecer as escolas britânicas dirigidas pelos diretores hora visitantes. E o mais importante é que na ocasião em que conhecemos o Sistema Educacional Britânico e a realidade de cada uma das cinco escolas parceiras do Estado do Tocantins, tínhamos o objetivo claro de identificar naquelas instituições aspectos positivos aplicáveis em nossa realidade educacional e foram inúmeras as possibilidades, as quais foram discutidas com a comunidade escolar e adequadas à realidade de cada escola.
Foi muito gratificante poder mostrar na prática para cada diretor as mudanças concretas ocorridas em nossas escolas, a partir do que foi visualizado nas escolas britânicas, constatando que não houve um formato padrão nas mudanças ocorridas e sim aprendizagens adquiridas e adaptadas para cada realidade, no que se refere principalmente à gestão da sala de aula, transparência em decisões e ações.
É possível afirmar que em relação às visitas anteriores, nesta terceira visita a equipe diretiva da escola foi bem mais ousada, no sentido de ter mais transparência quanto à expor os desafios enfrentados, bem como objetividade em mostrar os resultados alcançados à partir das proposições feitas nas visitas anteriores, bem como o procedimento e a sistemática utilizada pela escola para o alcance de tais resultados. Esta mudança de postura por influencia do Projeto Liderança nas Escolas que nos conduz a sermos cada vez mais objetivos, transparentes, de forma a fazermos uma melhor utilização do tempo.
Os diretores demonstraram muita satisfação em relação à promoção da aprendizagem na escola. Demonstraram bastante satisfação e interesse pelas salas de aula ambietalizadas de forma que são organizadas por disciplina. Chamou a atenção do diretor Craig Voller, o fato da escola ter conseguido reorganizar o ambiente escolar sem investimentos financeiros, ou seja, a escola procurou aproveitar os recursos didáticos – pedagógicos já existentes, removendo – os para as salas de aula, e trabalhando junto aos professores, a necessidade de intensificar e aprimorar o uso dos mesmos, e conscientizar os alunos da preservação e exploração destes recursos, envolvendo – os na adequação dos ambientes. Aliados a melhor utilização dos espaços escolares, outros aspectos foram observados como favoráveis na promoção da aprendizagem, tais como: estruturação e periodicidade do planejamento dos professores, objetivos claros, definidos e divulgados, formação continuada, dinâmica das aulas, diversificação na distribuição das carteiras escolares.
Segundo Craig Voller, tanto professores quanto alunos demonstraram estar mais conscientes do seu papel, e que o objetivo de um só será alcançado se houver bom desempenho do outro, gerando um clima mais harmonioso na escola e a boa disciplina dos alunos.
Em contra partida, a comunidade escolar já consegue perceber a presença dos diretores britânicos e do BRITISH COUNCIL na escola, como colaboradores, de forma que as atividades transcorreram normalmente, porém, é notória a satisfação dos servidores em terem seu trabalho observado e avaliado, dando total abertura para isto, e Oe alunos demonstram bastante orgulho da escola, por perceberem que estamos buscando alternativas para melhoria do processo ensino e aprendizagem.
Concluímos então que acreditamos muito no Projeto Liderança nas Escolas, por se tratar de uma proposta construída passo a passo, com base em discussão, observação, experimento, feedback e novas proposições, gerando então resultados positivos e educadores e alunos conscientes do seu papel dentro da proposta em prol da promoção da aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário