Projeto: TRELIÇAS DE LEITURA
GURUPI-TO/2009
1. Introdução/Justificativa
Nos testes nacionais e internacionais, já vem se destacando há bastante tempo a precariedade das habilidades relacionadas à leitura e escrita das crianças e jovens brasileiros. O que era para ser uma prazerosa atividade é, de fato, um dos vários problemas diagnosticados em comum nas várias salas de aula por todo Brasil.
É na literatura que os estudantes exercitam seu potencial criativo, ao adentrar-se em uma gama de possibilidades, de fatos e de cenários distintos dos seus. Uma boa leitura possibilita, a partir disso, reflexões maiores sobre a vida, comportamentos éticos, posturas cidadãs e respeito à diversidade humana.
Além de todo esse universo de possibilidades de crescimento, há ainda a dimensão social da leitura, que inscreve tanto o leitor quanto o escritor. Dessa forma, ao passar a leitura por, acima de tudo, uma ação social, o trabalho com obras literárias inscrevem os participantes em uma discussão maior sobre o pertencimento dos humanos à determinadas formas sociais.
Considerando que as diversas formas literárias constituem a representação da sociedade, é justo entender que a literatura pode, também, auxiliar os estudantes a se emancipar, através da transição do senso comum ao pensamento racional. Dessa forma, a leitura contribui, ainda mais, com a humanização dos indivíduos, a partir do momento em que a leitura é posta a serviço das idéias de fraternidade e justiça.
GURUPI-TO/2009
1. Introdução/Justificativa
Nos testes nacionais e internacionais, já vem se destacando há bastante tempo a precariedade das habilidades relacionadas à leitura e escrita das crianças e jovens brasileiros. O que era para ser uma prazerosa atividade é, de fato, um dos vários problemas diagnosticados em comum nas várias salas de aula por todo Brasil.
É na literatura que os estudantes exercitam seu potencial criativo, ao adentrar-se em uma gama de possibilidades, de fatos e de cenários distintos dos seus. Uma boa leitura possibilita, a partir disso, reflexões maiores sobre a vida, comportamentos éticos, posturas cidadãs e respeito à diversidade humana.
Além de todo esse universo de possibilidades de crescimento, há ainda a dimensão social da leitura, que inscreve tanto o leitor quanto o escritor. Dessa forma, ao passar a leitura por, acima de tudo, uma ação social, o trabalho com obras literárias inscrevem os participantes em uma discussão maior sobre o pertencimento dos humanos à determinadas formas sociais.
Considerando que as diversas formas literárias constituem a representação da sociedade, é justo entender que a literatura pode, também, auxiliar os estudantes a se emancipar, através da transição do senso comum ao pensamento racional. Dessa forma, a leitura contribui, ainda mais, com a humanização dos indivíduos, a partir do momento em que a leitura é posta a serviço das idéias de fraternidade e justiça.
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