sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

PROJETO TRELIÇAS DE LEITURAPROJETO TRELIÇAS DE LEITURA
Período de execução: janeiro a dezembro de 2009
Gerentes do projeto: Joana D’arc, Magda e Rosana.
Gurupi, 18 dezembro de 2009.
Objetivo:
Desenvolver o habito da leitura, pois acredita-se que através disto é possível aperfeiçoar outras habilidades como escrita e interpretação e desenvolver a função social de cada livro em cada pequeno cidadão.
Estratégia:

Fazer com que a meta de dois livros lidos, por aluno proposta pelo GESTAR, seja cumprida.
Incentivar os professores à leitura, e para que divulguem esta prática em suas aulas.
Divulgar os livros adquiridos no Salão do Livro.
Monitorar o empréstimo dos livros e a produção de fichas de leitura.
Apresentar os resultados mensalmente para os alunos dos livros emprestados na biblioteca.
Explicar sempre que possível o porquê do dever e do prazer de ler.
Criar espaços que instiguem a leitura.
Apaixonar-se a cada dia por essa prática, para que os discentes façam o mesmo.
Visitar a biblioteca se inteirando do acervo.
Resultados alcançados:
Maior frenquência à biblioteca da escola, para empréstimo de livro.
Melhora no desempenho de leitura, escrita e interpretação.
Independência e maturidade na escolha dos livros para leitura.
Participação dos alunos na escolha dos livros a serem comprados no Salão do Livro.
Preenchimento das fichas de leitura e avaliação das mesmas pelos professores conselheiros.
Aulas de incentivo à leitura.
Produções de dois murais literários, um sobre a vida e obra de Monteiro Lobato e outro sobre poesia concreta.
Criação do grupo “Voluntários da Leitura”, com alunos do oitavo ano C.
Rodas de leitura na área de acesso à biblioteca.
A ora do conto, no início de cada aula sempre que planejado era feito a leitura de um livro infantil e discutido o tema (Ou tropeço, mas não desisto nunca, Os conquistadores, Margarida friorenta, Maria, a bonita, Lampião, etc.).
Marketing de livros da biblioteca para o incentivo da leitura.
Avaliação
Nossos alunos freqüentaram a biblioteca e leram muito este ano. O reflexo foi na mudança de comportamento, no desenvolvimento do pensamento crítico, na independência na tomada de decisões, em suma o perfil dos discentes transformou. Nos últimos três anos a rotina da escola passou por transformações, houve um re-gerenciamento do planejamento das aulas, surgiu uma nova visão sobre o processo de ensino e aprendizagem, e um dos focos de Língua Portuguesa foi e é formação de leitores competentes. Período de execução: janeiro a dezembro de 2009

2 comentários:

  1. Para mim a leitura é o melhor ato de viajar no conhecimento.....

    Denise Rodrigues Moreira. 9°C

    ResponderExcluir
  2. A leitura é muito importante para nós !

    Chiara Aiko A . O . - 6ºano B

    ResponderExcluir