quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PROJETO SABOR E SABER
APRESENTAÇÃO

Este projeto foi baseado no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado em 1954, é o mais antigo programa social do governo Federal na área da educação. Até 1993, era totalmente centralizada: União fazia a aquisição, o controle de qualidade e a distribuição dos gêneros alimentícios para o preparo da merenda. Com isso a distribuição era prejudicada de diversas formas pela distância e pela diversidade geográfica e cultural do país. Com todas essas dificuldades o problema só se agravou, dava-se preferência à compra de produtos não-perecíveis, semi-elaborados e formulados. Além do custo desse tipo de alimento, havia os entraves burocráticos, acidentes rodoviários e extravios de carga durante o transporte, que contribuíram ainda mais para atrasar a entrega.
Foi em 1994 o sistema começou a ser descentralizado em um processo que se consolidou em 1998 (nível nacional), agilizando a compra e contribuindo para melhoria da qualidade dos alimentos utilizados. Agora o FNDE transfere os recursos diretamente para as Entidades Executoras (estados, Distrito Federal e municípios) normatiza e acompanha a execução do Programa.
Dessa forma torna-se possível a compra de alimentos na própria localidade, contribuindo para o desenvolvimento comercial e social da região.
Todo esse cenário mostra como foi a evolução do Programa Nacional de Alimentação Escolar e dentro da Unidade Escolar ele trabalhará os objetivos do mesmo reforçados com atividades pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário