segunda-feira, 1 de abril de 2013

PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS INTERATIVOS: DESENVOLVIMENTO DO RACIOCINIO LÓGICO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS




A professora de Matemática, Fabiana Rita, que atua na turma: ano, está desenvolvendo o referido Projeto. 

O projeto visa Estimular o processo cognitivo dos alunos na disciplina de Matemática no que tange à interpretação de conceitos, junto aos alunos do 6º ano da Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Gurupi/TO. Para o desenvolvimento das atividades serão usados os laptops conectados na internet onde os alunos deverão acessar o site MIL MATEMÁTICA, que é um projeto de software livre educacional voltado para o ensino de matemática. O Projeto MIL busca desenvolver uma distribuição Linux, livre e gratuita para ser utilizada em sala de aula de matemática e em casa pelos alunos. O MIL inclui dezenas de programas e jogos educativos de matemática. As ações propostas terá apoio técnico pedagógico do professor, que organizará as atividades em etapas e as instruções quanto aos tópicos de jogos do site, descrevendo cada um que for escolhido pelos alunos para fazer parte do rol de jogos a ser desenvolvidos no projeto. Com o desenvolvimento do projeto espera-se que os alunos consigam desenvolver o raciocínio lógico, as habilidades matemáticas e o domínio de conceitos de forma lúdica, interativa, colaborativa, eles a partir dos jogos existentes possam construir jogos utilizando aplicativos do laptop e socializem via no ambiente virtual da escola os resultados do projeto. Tais ações visam integrar as TDIC ao currículo potencializando a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos com uso das TDIC existentes na escola. 
Os alunos estavam simplesmente maravilhados com essa oportunidade, confiram as imagens:
 Os leitores do blog, poderão conferir todo o desenvolvimento dos projetos que estão sendo desenvolvidos na Escola. 
Parabéns a todos pelo empenho.

Nota: A Coordenadora Silvana que monitora os projetos esteve presente e relatou:
"Eu fiquei muito feliz com a receptividade dos alunos em relação ao uso dos laptops e mais aindo com o jogo MIL Matemática." 
Fotos e imagem: Malu Macedo 

4 comentários:

  1. Sabe-se que a Matemática é tida historicamente como "um bicho de sete cabeças" portanto, projetos que buscam alternativas para transformar as aulas dessa disciplina mais dinâmicas e interessantes são muito importantes... O acompanhamento do "PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS INTERATIVOS: DESENVOLVIMENTO DO RACIOCINIO LÓGICO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS", está me deixando bastante animada pois estou verificando de perto o envolvimento e a empolgação dos alunos. Parabéns,professora Fabiana pela relevancia de seu projeto!!
    Silvana- Coordenadora Pedagógica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns.... Professora fabiana pela iniciativa e desempenho. Você é a prioridade principal!!!!kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Buscar alternativas para despertar o interesse dos alunos é uma tarefa difícil, mas nossos professores não desistem e sempre buscam de maneira cuidadosa e responsável ! Parabéns professora Fabiana, por desenvolver esse projeto, que irá contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico dos nossos alunos...

    ResponderExcluir
  4. Como é lindo ver o rostinho feliz dos alunos ao uso do laptop. Parabéns professora o projeto com seus alunos trará muito aprendizado.

    ResponderExcluir