As contribuições dos projetos de
pesquisa na integração das tecnologias ao currículo da Escola Estadual
Presidente Costa e Silva, Gurupi - TO.
Coordenadora Pedagógica(blusa rosa) com as professoras que estão desenvolvendo Projeto.
O projeto desenvolvido pela Coordenadora Pedagógica Silvana, tem a
intencionalidade de verificar as contribuições dos projetos de pesquisa
CNPq – 2013/1(Projetos de Geografia, Ciências e Matemática) no processo de integração da tecnologia ao currículo e na
aprendizagem dos alunos envolvidos nos projetos, da
escola Presidente Costa e Silva de Gurupi - TO, focando sua analise na identificação
dos objetivos e dos resultados esperados, dos projetos apresentados na
perspectiva de integrar a tecnologia ao currículo e ao processo de
aprendizagem; Na verificação das demandas dos projetos em termos pedagógicos e
de domínio tecnológico; Na orientação de ações e atividades necessárias para
que os professores possam atender aos objetivos e resultados esperados com o
desenvolvimento dos projetos; Na avaliação dos resultados dos projetos em
relação as contribuições dos mesmo para integração da tecnologia ao currículo e
ao processo de aprendizagem. Como dinâmicas de trabalho serão realizados estudos dos projetos de pesquisa CNPq,
apresentados pelos professores para compreensão dos objetivos e resultados
esperados; A partir do estudos serão definidas estratégias de orientação e
acompanhamento pedagógico para efetivação das ações previstas; Será realizado
um diagnóstico (via aplicação de questionário com questões fechadas e abertas)
com alunos para identificar o conhecimento dos mesmos sobre os tema dos
projetos; Serão realizados encontros pedagógicos com os professores para
definição de estratégias para implantação dos projetos junto as turmas; Serão
realizadas oficinas com professores e
alunos, se necessário para conhecimento de ferramentas ou criação de
instrumentos para que as turmas consigam desenvolver seus projetos; Análise dos
relatórios parciais e final dos projetos e aplicação de instrumento para
verificar a contribuição dos projetos no processo de integração da tecnologia
ao currículo e na aprendizagem dos alunos envolvidos nos projetos. Espera-se ao
final do projeto uma integração entre a equipe pedagógica, coordenador
do UCA e professores no desenvolvimento de projetos que visem integrar a
tecnologia ao currículo. Que a equipe gestora da escola, a partir do relatório
final do projeto, consiga identificar as contribuições do uso da tecnologia no
processo de ensino-aprendizagem, no planejamento e na gestão pedagógica desenvolvida
pela equipe de coordenadores pedagógico da escola. Que o projeto sirva de
referência para reflexões sobre o papel do coordenador pedagógico como
articulador do processo de planejamento, acompanhamento, gestão e integração
das tecnologias existentes na escola ao currículo. Socializar o processo e os
resultados do projeto no ambiente virtual a escola e em eventos acadêmicos.
Imagens e publicação: Malu Macedo
Projetos que são desenvolvidos na escola, com nossos professores oportunizam o aperfeiçoamento profissional e abrem novas portas para o conhecimento. É muito importante pra escola essa integração entre a tecnologia e o curriculo escolar. Obrigada a coordenadora pedagógica Silvana, por mais essa ação com nossa equipe.
ResponderExcluir