sábado, 20 de abril de 2013

FEUDALISMO NAS TURMAS DE 7º ANO!!


No feudalismo, um Feudo é a terra outorgada por um suserano ao vassalo, em troca de fidelidade e ajuda militar. Essa prática desenvolveu-se na Idade Média, após o fim do Império Romano e foi a base para o estabelecimento de uma aristocracia fundiária.
A palavra "feudo", de origem germânica (do germânico vieh, pelo frâncico fëhu, significando gado, posse, ou propriedade, pelo b.-lat. feudu[1]), foi latinizada e no fim do século IX aparece na região do Midi (sul da França) como fevum, talvez por confusão com a palavra fiscum, que designava, à época carolíngia, os grandes domínios reais - e com uma ligação com beneficium, o que evocaria a origem pública do feudo no sul da Europa (o beneficium designa a concessão de uma terra por um agente público, em troca de serviços públicos). O feudalismo era a base rural desenvolvida na idade média. Do feudo nasceu o chamado feudalismo, que consistia numa organização política e social que se baseava na relação entre suseranos e vassalos. No feudo se produzia apenas o que seria consumido nele mesmo. Nele estavam:
  • Manso Senhorial - terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo ;
  • Manso Servil - área de produção de subsistência dos camponeses (servos);
  • Terras Comunais - lugar onde os servos podiam coletar madeira,fazer pastagens,e onde ficavam os rios.( Wikipédia)



Olha essa produção, trabalhada com EVA, um castelo perfeito.

Nos feudos, os camponeses que trabalhavam para o suserano tinham de pagar vários impostos a ele, entre eles:
  • Corveia - Trabalhar de graça por alguns dias da semana.
  • Banalidade - Uso de propriedades, moinho, forno, prensas.
  • Talha - Entregar ao senhor parte do que produzia
  • Mão morta -Imposto pago pela família do servo para permanecer na terra após a sua morte
Além disso os camponeses pagavam o dízimo à Igreja, que equivalia a 10% de seu salário.



A professora Alessandra Gomes, que atua com a disciplina de História, trabalhou o conteúdo sobre Feudalismo com os alunos e os mesmos, explicaram sobre cada maquete que representa o Feudo.



O trabalho com maquestes é muito interessante e desperta o interesse dos alunos pois para produzirem o material o aluno precisa entender do assunto.


Os alunos utilizaram materiais como garrafas de leite para produzirem as torres, cartolina, isopor, cerrage, tinta guache, EVA. As produções ficaram muito bonitas, esse tipo de atividade pode ser trabalhadas com alunos de todos os níveis de ensino.

Fotos: Alessadra
Postagem: Malu Macedo

2 comentários:

  1. Parabéns a todos pelo trabalho, infelizmente o trabalho em grupo, pode ser dos pequenos até os grande, alunos de faculdade, há sempre aqueles que fazem e aqueles que nada fazem. Nas apresentações isto fica nítido.
    prof. Malu

    ResponderExcluir
  2. Produções belissimas foram feitas, e tenho certeza que houve aprendizado sobre Feudalismo. Espero que todos entendam a importancia de participarem ativamento dos trabalhos em grupo, o próprio nome diz, "grupo" todos devem contribuir. Parabéns a professora Alessandra pelo desafio de ensinar.

    ResponderExcluir