segunda-feira, 2 de julho de 2012

CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO


A Gestão Democrática, prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei nº 9394/1996), em seu artigo 12, inciso VI, estabelece uma nova perspectiva de Planejamento Participativo, possibilitando a autonomia das escolas, que podem, definir suas regras democraticamente, com a participação da Comunidade Escolar.
 Com base na LDB, e no Regimento Escolar, a nossa Escola convida os alunos representantes de turma, para participarem do Conselho de Classe Escolar, e no dia 28 de junho 2012, os alunos estiveram traçando seus pareceres frente ao Conselho de Classe. A Orientação Educacional utiliza-se da seguinte metodologia: alguns dias antes do Conselho, os alunos recebem uma ficha para levantar o perfil de sua turma, bem como, elencar propostas de melhoria dentro do Processo de Ensino e Aprendizagem, os referidos documentos são apresentados e discutidos por cada aluno representando sua turma.
 A Escola possui 12 turmas de Ensino Fundamental regular do 6º ao 9º ano, e estiveram presentes 8 alunos representantes. De maneira geral, tanto alunos quanto os professores, destacaram que a Escola possui 6 turmas que precisam de intervenções pedagógicas, visando a melhoria de seu comportamento e desenvolvimento pedagógico, os alunos destacaram que estão satisfeitos com a Escola, e com seus professores, mas pontuaram o inadequado comportamento de alguns colegas em sala de aula que necessitam de intervenção.
Na segunda parte do Conselho Escolar dia 29 de junho, Professores, Coordenadora Pedagógica e Diretor, apresentaram as conquistas e dificuldades de cada aluno, dentro de suas respectivas áreas de atuação, objetivando um processo de monitoramento e direcionamento das futuras ações pedagógicas a serem desenvolvidas no terceiro bimestre, com o intuito de melhorar o processo de ensino aprendizado 
Dessa forma, é visível que a nossa Escola reconhece a força da gestão democrática, e busca cada vez mais o comprometimento e participação de toda a comunidade escolar, principalmente no que se refere aos pais e alunos, que representam a clientela atendida pela escola, porque mesmo que os funcionários da escola sejam capacitados e busquem cada vez mais seu aprimoramento profissional, é incontestável que o apoio da família colabora e muito no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
O Conselho de Classe faz um papel fundamental dentro do processo educativo, portanto, alunos, professores e pais, valorizem esse espaço democrático de debate, orientação e tomada de decisões.            
                                             
                                            Autores:REIS, Aline Souza.
       MACEDO, Maria de Lourdes.

 Professores e alunos representantes de turma.
 Secretária Weidva e Jeane,OE realizando registro do Conselho de Classe.
 Alunos apresentando os indicadores de suas respectivas turmas.

Imagens: Malu Macedo

2 comentários:

  1. Parabéns, professores, alunos e equipe gestora, o aprendizado da Democracia se faz assim, com a participação de todos os atores do processo.
    Coordenação do UCA

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  2. O que eu mais gosto de ver nos jovens, é a busca de novas oportunidades, ver jovens defendendo suas idéias e ideais é bom demais. O Conselho participativo é isso, defesa e reinvindicação, gostei de ver os alunos exigirem regras mais claras e contundentes. Ninguem em sã consciência gosta da coisa solta, livre demais, mas gostam de "ordem e progresso", ou seja, discutir regras, opiniões, participar, decidir e cobrar.
    Maravilha!!! Escola de qualidade se faz com democracia, mas nem todos os atores, estão aptos ao desenvovlimento das ações democráticas. Entendeu?

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