A Gestão Democrática, prevista pela Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei nº 9394/1996), em seu artigo
12, inciso VI, estabelece uma nova perspectiva de Planejamento Participativo,
possibilitando a autonomia das escolas, que podem, definir suas regras democraticamente,
com a participação da Comunidade Escolar.
Com
base na LDB, e no Regimento Escolar, a nossa Escola convida os alunos
representantes de turma, para participarem do Conselho de Classe Escolar, e no
dia 28 de junho 2012, os alunos estiveram traçando seus pareceres frente ao
Conselho de Classe. A Orientação Educacional utiliza-se da seguinte metodologia:
alguns dias antes do Conselho, os alunos recebem uma ficha para levantar o
perfil de sua turma, bem como, elencar propostas de melhoria dentro do Processo
de Ensino e Aprendizagem, os referidos documentos são apresentados e discutidos
por cada aluno representando sua turma.
A
Escola possui 12 turmas de Ensino Fundamental regular do 6º ao 9º ano, e
estiveram presentes 8 alunos representantes. De maneira geral, tanto alunos
quanto os professores, destacaram que a Escola possui 6 turmas que precisam de
intervenções pedagógicas, visando a melhoria de seu comportamento e
desenvolvimento pedagógico, os alunos destacaram que estão satisfeitos com a
Escola, e com seus professores, mas pontuaram o inadequado comportamento de
alguns colegas em sala de aula que necessitam de intervenção.
Na segunda parte do Conselho Escolar dia 29 de junho,
Professores, Coordenadora Pedagógica e Diretor, apresentaram as conquistas e
dificuldades de cada aluno, dentro de suas respectivas áreas de atuação,
objetivando um processo de monitoramento e direcionamento das futuras ações
pedagógicas a serem desenvolvidas no terceiro bimestre, com o intuito de
melhorar o processo de ensino aprendizado
Dessa forma, é visível que a nossa Escola
reconhece a força da gestão democrática, e busca cada vez mais o
comprometimento e participação de toda a comunidade escolar, principalmente no
que se refere aos pais e alunos, que representam a clientela atendida pela
escola, porque mesmo que os funcionários da escola sejam capacitados e busquem
cada vez mais seu aprimoramento profissional, é incontestável que o apoio da
família colabora e muito no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
O Conselho de Classe faz um papel fundamental
dentro do processo educativo, portanto, alunos, professores e pais, valorizem
esse espaço democrático de debate, orientação e tomada de decisões.
Autores:REIS, Aline Souza.
Autores:REIS, Aline Souza.
MACEDO, Maria de Lourdes.
Secretária Weidva e Jeane,OE realizando registro do Conselho de Classe.
Alunos apresentando os indicadores de suas respectivas turmas.
Imagens: Malu Macedo
Parabéns, professores, alunos e equipe gestora, o aprendizado da Democracia se faz assim, com a participação de todos os atores do processo.
ResponderExcluirCoordenação do UCA
O que eu mais gosto de ver nos jovens, é a busca de novas oportunidades, ver jovens defendendo suas idéias e ideais é bom demais. O Conselho participativo é isso, defesa e reinvindicação, gostei de ver os alunos exigirem regras mais claras e contundentes. Ninguem em sã consciência gosta da coisa solta, livre demais, mas gostam de "ordem e progresso", ou seja, discutir regras, opiniões, participar, decidir e cobrar.
ResponderExcluirMaravilha!!! Escola de qualidade se faz com democracia, mas nem todos os atores, estão aptos ao desenvovlimento das ações democráticas. Entendeu?