sexta-feira, 13 de julho de 2012

EU E A FLIT( Feira Literária Internacional do Tocantins)


Texto e imagem: Malu Macedo

A FLIT ocorre no período de 06 a 15 de julho de 2012 em Palmas, e vou utilizar duas Palavras para designá-la: OPORTUNIDADE e BELEZA.
Daqui a pouco estaremos focando essas duas grandes palavras e seu sentido em relação à FLIT. Estive na Feira em dois momentos muito especiais, na oportunidade de acompanhar os alunos que apresentaram o Teatro infantil, com a peça “O pequeno Príncipe”, vejam a postagem anterior, e no período em que desfrutei da companhia das amigas, Rose, Durvalina, Janaina e Eva,  mais conhecida como Micalatéia, e apenas no percurso de viagem a Palmas a  companhia da colega Meire que trabalha na Escola Passo a Passo. 

Quando fiz minha inscrição para a FLIT, havia poucas vagas nas oficinas e palestras, mas havia uma que ainda, possuía um número considerável de vagas, e o título me chamou atenção ILUSTRAÇÃO EDITORIAL, pois fiz minha leitura do que iria ver na referida oficina a partir do título e como tenho vivenciado na escola um Projeto de arte, e a palavra Editorial me lembra, edição, escrita, publicação optei por ela. Infelizmente, ocorreu algumas informações distorcidas e fui obrigada a fazer algo que não é de meu procedimento, chegar atrasada num Evento ou formação, uma vez que por causa de um cartaz informando mudanças, fiquei toda “rodada” e os funcionários da SEDUC, também me desorientaram, enfim cheguei atrasada.





Agora vou utilizar as duas palavras iniciais deste texto: OPORTUNIDADE a oficina conduzida pelo Ilustrador, e nesse caso podemos iniciar a palavra com letra maiúscula, pois o profissional é FERA no que faz, o senhor Júnior Lopes, deu um show de conhecimento. Essa oportunidade eu não iria ter, se não tivesse sido oferecida na FLIT. O Junior é um profissional reconhecido, e ganhador de vários prêmios em sua área de atuação, além de ser educado, gentil e vou usar a segunda palavra, belo; sua beleza se faz percebida externa e internamente, na medida em que mostra seu trabalho com modéstia, mesmo sendo do nível que é, e belo nas suas colocações e no trato com todos, além de ser um homem belo fisicamente, veja o sorriso na imagens.  Destaco aqui a qualidade dos trabalhos que ele apresentou, beleza e qualidade não faltam, penso que deveria ter sido de dois dias, visto que sua proposta de oficina iria muito além, pois o tempo foi insuficiente.
Utilizo novamente, a segunda palavra BELEZA, olhem as imagens das caricaturas que ele fez dos cursistas, nós nos deliciamos ao ver ele em questão de minutos traçar, com pincel atômico, os nossos rostos de uma forma carinhosa e cômica, foi fantástico.

É claro que perfeito, só a criação Divina, DEUS, até a mídia criticou, e está correta a crítica, o tema central da Feira era o Meio Ambiente e a preservação, mas no Espaço não houve muito isso na prática: as gramas pisoteadas pelos visitantes, o lixo espalhados, pois as escolas e as outras instituições ainda não conseguem educar para preservar o ambiente, muitas luzes acesas durante o dia, máquina que produziam ar refrigerado trabalhando o tempo todo, etc, etc, é melhor parar de falar sobre ...

Mas de maneira geral, percebi que a feira, segundo minha visão, alcançou a grande maioria de seus objetivos, ofereceu palestras, oficinas, show de qualidade, mostrando até certo ponto que é INTERNACIONAL. Parabéns para os organizadores e em especial para quem soube valorizar a OPORTUNIDADE, os educadores que participaram. Mas estou parabenizando, aqueles que foram por causa dos produtos oferecidos na Feira, e não apenas para justificar o uso do recurso que o Estado pagou.
Penso que enquanto educadora e cidadã tocantinense, a FLIT é uma OPORTUNIDADE ímpar de aprendizado, crescimento e diversão. Eu ficaria todos os dias me deliciando do que a Feria oferece, mas aproveitei bem os dias que lá estive, veja o que pude apreciar:
·         As apresentações culturais das escolas do Tocantins;


·         A premiação dos alunos da Escola E. Presidente Costa e Silva, 3º colocados na categoria teatro infantil;
·         O Espaço Cordel e suas apresentações;
·         Os Shows musicais com artistas da terra, e ai meus parabéns para o Chiquinho Chocolate;

·         O espaço Ararinha Azul com livros e Café Literário;
·         O espaço Amor Perfeito com o cantinho para diversão das crianças, e o espaço com animais empalhados;


·         As barracas com alimentação que por sinal estão muito caras, precisa ser revisto isso em outras feiras;
·         Os Grandes Shows.


Um comentário:

  1. É pena que não poderei mais ir visitar a FLIT, mas o pouco que estive lá, aproveitei muito, adquiri mais conhecimento. Agradeço a todos e em especial ao senhor Junior Lopes pelo tempo de convivio e troca de experiência.
    Aos funcionários da SEDUC que trabalharam muito nessa Feira o meu abraço fraterno.

    ResponderExcluir