domingo, 21 de abril de 2013

INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.



As contribuições dos projetos de pesquisa na integração das tecnologias ao currículo da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Gurupi - TO.

Coordenadora Pedagógica(blusa rosa) com as professoras que estão desenvolvendo Projeto.



O projeto desenvolvido pela Coordenadora Pedagógica Silvana, tem a intencionalidade de verificar as contribuições dos projetos de pesquisa CNPq – 2013/1(Projetos de Geografia, Ciências e Matemática) no processo de integração da tecnologia ao currículo e na aprendizagem dos alunos envolvidos nos projetos, da escola Presidente Costa e Silva de Gurupi - TO, focando sua analise na identificação dos objetivos e dos resultados esperados, dos projetos apresentados na perspectiva de integrar a tecnologia ao currículo e ao processo de aprendizagem; Na verificação das demandas dos projetos em termos pedagógicos e de domínio tecnológico; Na orientação de ações e atividades necessárias para que os professores possam atender aos objetivos e resultados esperados com o desenvolvimento dos projetos; Na avaliação dos resultados dos projetos em relação as contribuições dos mesmo para integração da tecnologia ao currículo e ao processo de aprendizagem. Como dinâmicas de trabalho serão realizados estudos dos projetos de pesquisa CNPq, apresentados pelos professores para compreensão dos objetivos e resultados esperados; A partir do estudos serão definidas estratégias de orientação e acompanhamento pedagógico para efetivação das ações previstas; Será realizado um diagnóstico (via aplicação de questionário com questões fechadas e abertas) com alunos para identificar o conhecimento dos mesmos sobre os tema dos projetos; Serão realizados encontros pedagógicos com os professores para definição de estratégias para implantação dos projetos junto as turmas; Serão realizadas oficinas com professores e  alunos, se necessário para conhecimento de ferramentas ou criação de instrumentos para que as turmas consigam desenvolver seus projetos; Análise dos relatórios parciais e final dos projetos e aplicação de instrumento para verificar a contribuição dos projetos no processo de integração da tecnologia ao currículo e na aprendizagem dos alunos envolvidos nos projetos. Espera-se ao final do projeto uma integração entre a equipe pedagógica, coordenador do UCA e professores no desenvolvimento de projetos que visem integrar a tecnologia ao currículo. Que a equipe gestora da escola, a partir do relatório final do projeto, consiga identificar as contribuições do uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, no planejamento e na gestão pedagógica desenvolvida pela equipe de coordenadores pedagógico da escola. Que o projeto sirva de referência para reflexões sobre o papel do coordenador pedagógico como articulador do processo de planejamento, acompanhamento, gestão e integração das tecnologias existentes na escola ao currículo. Socializar o processo e os resultados do projeto no ambiente virtual a escola e em eventos acadêmicos.

Imagens e publicação: Malu Macedo

Um comentário:

  1. Projetos que são desenvolvidos na escola, com nossos professores oportunizam o aperfeiçoamento profissional e abrem novas portas para o conhecimento. É muito importante pra escola essa integração entre a tecnologia e o curriculo escolar. Obrigada a coordenadora pedagógica Silvana, por mais essa ação com nossa equipe.

    ResponderExcluir