sexta-feira, 27 de julho de 2012

Planejar? Pra que?


                                                                                                                              MACEDO, Maria de Lourdes L.
Caros colegas, enquanto professora, com certeza posso afirmar que o ato de planejar se faz necessário. Não estou falando algo que não conheço e que nunca coloquei em prática, pelo contrário, falo do que tenho experiência tanto em sala de aula,bem como em outras áreas de atuação. É que na verdade, “só no chão da fábrica” que aprendemos.
 É certo que alguns pesquisadores da área, nunca estiveram no “chão da fábrica”, na sala de aula, mas são doutores e “possuem” condições para discorrer, criticar, valorar, essa ou aquela situação didática pedagógica. Mas, nós professores, podemos com certeza, a partir de um conhecimento pratico, técnico e teórico, falar com mais propriedade do que um “doutor”.
Com base nesta premissa, venho tecer alguns comentários a respeito do PLANEJAMENTO, mesmo que alguns educadores, não concordem muito com as colocações expressas neste pequeno texto. Não importa, na verdade meu desejo é propiciar através desta leitura uma reflexão conjunta.
Afinal de contas, o que é planejar para você educador?O planejamento está presente em nosso dia-a-dia, mesmo que implícito, como o caso da pessoa que, ao levantar-se pela manhã, pensa no seu dia, no que vai acontecer ao longo dele. Como não se tem certeza do que realmente irá acontecer no passar dessas vinte e quatro horas, a pessoa obriga-se a pesar, prever, imaginar e tomar decisões. Contudo, ela sempre espera tomar as decisões mais acertadas, para que sua ação alcance os objetivos esperados, mesmo não tendo consciência, está realizando um planejamento,  está fazendo o uso do ato de planejar.
Nós, educadores, no ato de planejar, necessitamos ter alguns indicadores em mente: Como, Para Quem, Com Qual Visão Pedagógica, Com Que Objetivo Eu Planejo? Se você planeja apenas para cumprir uma exigência administrativa, por favor, deixe de hipocrisia. Um educador que se preze, planeja com sentido, com estrutura, com objetivo, visto ser ele um educador e não uma pessoa que apenas ocupa uma função, para ganhar um tal recurso financeiro mensal para pagar as suas contas.
Afinal já descobriu qual é sua profissão? Se for a de Educador, e se você hoje está na sala de aula, já leu e estudou a LDB? Faz parte de sua bibliografia os autores: José Carlos Libâneo, Cipriano Carlos Luckesi, Celso Vasconcelos? São autores que despertam a motivação para entender e rever os conceitos, e na maioria dos casos, firmar que está no caminho correto, e fundamentalmente, que planejar é necessário.
Entendamos que essa necessidade não deva ser apenas a de cumprir exigências, mesmo que façam parte do Sistema. Mas que o Planejar seja flexível e não uma camisa de força. Um planejamento flexível passa a ser o orientador de nosso fazer pedagógico na sala de aula, mas se não for desenvolvido passo a passo,  será um crime.  Uma coisa é certa, em qualquer momento, alguma das ações previstas pelo planejamento não serão concretizadas, mas, saibamos que isto ficará por conta de fatores adversos, que são difíceis de serem previstos, ou seja, significa que se algo não for realizado como estava previsto no planejamento, uma explicação lógica para a sua não realização deverá partir do professor para justificar a tal mudança.
Por que professores se acham desmotivados com a metodologia do planejar? Quando planejar é um ato mecânico, uma burocracia, apenas um documento a mais,  desacreditamos nos resultados de nossas ações e deixamos de realizá-las. Desta forma, a dificuldade em nãoplanejar está em quem? Na Instituição que cobra, faz parte da legislação educacional vigente, ou do proceder do educador? Mudar os paradigmas e buscar melhor atuação da prática, e com certeza, enxergar a necessidade e a importância do planejamento.




terça-feira, 17 de julho de 2012

A Escola Estadual Pres. Costa e Silva realiza formação e repasse sobre adaptação Curricular


No dia 16 de junho de 2012, a equipe de docentes da Escola Costa e Silva reuniu-se mais uma vez com o objetivo melhorar a prática pedagógica e proporcionar a todos os alunos uma educação de qualidade. A professora da Sala de Recursos Multifuncionais fez os repasses do 5º encontro municipal de educação inclusiva.  A professora da disciplina de Ciências Eliane Iara, como sempre colaborou com a equipe, apresentando em forma de vídeos, uma visão geral da Inclusão/Acessibilidade e algumas reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que possuem alguma necessidade especial. A coordenadora pedagógica Dalilia ressaltou a importância do planejamento com foco na Adaptação Curricular e enfatizou que a escola precisa esgotar todas as vias, métodos e meios de ensino que permitam aos alunos com necessidades especiais aprender e alcançar os objetivos propostos a cada um seja ele incluso ou não, já que a adaptação curricular individual é a chave de seu progresso dentro de um contexto de educação integrada.
De maneira geral, os educadores, ainda têm dificuldades de realizar esse planejamento, mas com o estudo e leituras em relação a temática com certeza, futuramente, realizaremos a contento e visando atender os alunos dentro de suas respectivas necessidades. E no segundo semestre, estaremos atuando com maior capacidade para realizar as adaptações dentro dos Planejamentos nas diversas áreas do conhecimento.

Texto: Dalilia Nubia Lima e Malu Macedo

sexta-feira, 13 de julho de 2012

EU E A FLIT( Feira Literária Internacional do Tocantins)


Texto e imagem: Malu Macedo

A FLIT ocorre no período de 06 a 15 de julho de 2012 em Palmas, e vou utilizar duas Palavras para designá-la: OPORTUNIDADE e BELEZA.
Daqui a pouco estaremos focando essas duas grandes palavras e seu sentido em relação à FLIT. Estive na Feira em dois momentos muito especiais, na oportunidade de acompanhar os alunos que apresentaram o Teatro infantil, com a peça “O pequeno Príncipe”, vejam a postagem anterior, e no período em que desfrutei da companhia das amigas, Rose, Durvalina, Janaina e Eva,  mais conhecida como Micalatéia, e apenas no percurso de viagem a Palmas a  companhia da colega Meire que trabalha na Escola Passo a Passo. 

Quando fiz minha inscrição para a FLIT, havia poucas vagas nas oficinas e palestras, mas havia uma que ainda, possuía um número considerável de vagas, e o título me chamou atenção ILUSTRAÇÃO EDITORIAL, pois fiz minha leitura do que iria ver na referida oficina a partir do título e como tenho vivenciado na escola um Projeto de arte, e a palavra Editorial me lembra, edição, escrita, publicação optei por ela. Infelizmente, ocorreu algumas informações distorcidas e fui obrigada a fazer algo que não é de meu procedimento, chegar atrasada num Evento ou formação, uma vez que por causa de um cartaz informando mudanças, fiquei toda “rodada” e os funcionários da SEDUC, também me desorientaram, enfim cheguei atrasada.





Agora vou utilizar as duas palavras iniciais deste texto: OPORTUNIDADE a oficina conduzida pelo Ilustrador, e nesse caso podemos iniciar a palavra com letra maiúscula, pois o profissional é FERA no que faz, o senhor Júnior Lopes, deu um show de conhecimento. Essa oportunidade eu não iria ter, se não tivesse sido oferecida na FLIT. O Junior é um profissional reconhecido, e ganhador de vários prêmios em sua área de atuação, além de ser educado, gentil e vou usar a segunda palavra, belo; sua beleza se faz percebida externa e internamente, na medida em que mostra seu trabalho com modéstia, mesmo sendo do nível que é, e belo nas suas colocações e no trato com todos, além de ser um homem belo fisicamente, veja o sorriso na imagens.  Destaco aqui a qualidade dos trabalhos que ele apresentou, beleza e qualidade não faltam, penso que deveria ter sido de dois dias, visto que sua proposta de oficina iria muito além, pois o tempo foi insuficiente.
Utilizo novamente, a segunda palavra BELEZA, olhem as imagens das caricaturas que ele fez dos cursistas, nós nos deliciamos ao ver ele em questão de minutos traçar, com pincel atômico, os nossos rostos de uma forma carinhosa e cômica, foi fantástico.

É claro que perfeito, só a criação Divina, DEUS, até a mídia criticou, e está correta a crítica, o tema central da Feira era o Meio Ambiente e a preservação, mas no Espaço não houve muito isso na prática: as gramas pisoteadas pelos visitantes, o lixo espalhados, pois as escolas e as outras instituições ainda não conseguem educar para preservar o ambiente, muitas luzes acesas durante o dia, máquina que produziam ar refrigerado trabalhando o tempo todo, etc, etc, é melhor parar de falar sobre ...

Mas de maneira geral, percebi que a feira, segundo minha visão, alcançou a grande maioria de seus objetivos, ofereceu palestras, oficinas, show de qualidade, mostrando até certo ponto que é INTERNACIONAL. Parabéns para os organizadores e em especial para quem soube valorizar a OPORTUNIDADE, os educadores que participaram. Mas estou parabenizando, aqueles que foram por causa dos produtos oferecidos na Feira, e não apenas para justificar o uso do recurso que o Estado pagou.
Penso que enquanto educadora e cidadã tocantinense, a FLIT é uma OPORTUNIDADE ímpar de aprendizado, crescimento e diversão. Eu ficaria todos os dias me deliciando do que a Feria oferece, mas aproveitei bem os dias que lá estive, veja o que pude apreciar:
·         As apresentações culturais das escolas do Tocantins;


·         A premiação dos alunos da Escola E. Presidente Costa e Silva, 3º colocados na categoria teatro infantil;
·         O Espaço Cordel e suas apresentações;
·         Os Shows musicais com artistas da terra, e ai meus parabéns para o Chiquinho Chocolate;

·         O espaço Ararinha Azul com livros e Café Literário;
·         O espaço Amor Perfeito com o cantinho para diversão das crianças, e o espaço com animais empalhados;


·         As barracas com alimentação que por sinal estão muito caras, precisa ser revisto isso em outras feiras;
·         Os Grandes Shows.


segunda-feira, 9 de julho de 2012

ALUNOS DO 6º ANO PARTICIPARAM DE UMA APRESENTAÇÃO TEATRAL NA FLIT


Os alunos do 6º ano turma 2: Tainã, Pedro Henrique, Eliseu e Eduardo participaram da FLIT, com a apresentação do Teatro “O Pequeno Príncipe”. A professora Synara Nunes Ribeiro organizou o grupo e acompanhou os ensaios, eles foram selecionados na FLIT Regional de Gurupi, para estarem realizando uma apresentação na Capital que ocorreu dia 08-07-12.
O teatro fala de quesitos importantes nos dias atuais, a preservação do Meio ambiente e o CATIVAR, cativar as pessoas pelo bom tratamento, pelo respeito, pelo exemplo, assim como fez o CRISTO quando esteve no planeta Terra. Com a autorização e apoio dos pais dos alunos e o patrocínio financeiro e geral da Direção da Escola, na pessoa do senhor Claudonei Neves, que esteve presente em todos os momentos, estivemos em Palmas. Destacamos que o aprendizado e o convívio com os alunos foi simplesmente ESPETACULAR.
A professora Synara que acompanhou o grupo durante o processo, não esteve presente nesse momento, pois está de férias, mas eu Malu Macedo, a representei, e agradeço a oportunidade.
Destacamos também os nossos agradecimentos à Diretora Regional de Ensino, pois oportunizou que a Assessora de Arte Maria Lucia Lovatto estivesse em Palmas e nos assessorasse prontamente. A você querida Lucia o nosso caloroso abraço. Aos alunos que passaram horas muito agradáveis conosco, Claudonei e Malu, agradecemos, e para nós, vocês sempre serão os vencedores, na medida em que acreditam em vocês, em nós educadores, e por estarem representando os demais colegas da Escola. O resultado da apresentação, premiação, receberemos posteriormente.

Texto e imagem: Malu Macedo

 Chegando à FLIT
 Nós na visitação aos stands de livros
 Eliseu, o Principe, buscando se localizar.
 Esse espaço é perfeito!!! Cordel!
 KKKKK isso foi ótimo!!!!
 Conhecendo outros espaços da FLIT.
 Compro? Ou gasto meu dinheiro no Shoping? Hummmm que dúvida!!!
 Gastaram, no shoping, diversão só!!!!!

 Espaço onde realizaram a apresentação.
 Que beleza de platéia!!! Dá um friozinho de emoção.
 Os atores, e o diretor no camarim!!!
 A maravilhosa Assessora de Curriculo da DRE, Lucia Lovato, que nos auxiliou em tudo!!!
 A hora tão esperada!
O ESPETÁCULO!!!!!
 O principe(Eliseu), a Flor(Tainã), a raposa(Pedro Henrique) e o aviador(Eduardo).
PARABÉNS!!!!
 A Diretora Regional de Ensino, Adriana Aguiar, O diretor da Escola, Claudonei das Neves e Malu Macedo.

 Alunos se divertindo no Espaço Cordel.
 O cordelista do Cabide Valdy Soares!
Hummmmm! almoço gostoso no Palmas shoping!!

Fim da viagem, estudem muito, para aproveitarem novas oportunidades.

terça-feira, 3 de julho de 2012

FESTA DE ENCERRAMENTO DO SEMESTRE DA ESCOLA COSTA E SILVA


No dia 29-06-12, na Churrascaria Maia, fizemos a nossa festa de confraternização do primeiro semestre de 2012. Além dos abraços carinhosos dos amigos e colegas de trabalho, tivemos um jantar delicioso, regado ao som gostoso da Dupla Rennon e Renato. Ah!!! e para completar, brincamos de amigo da onça. Sabe o que é isso? Cada pessoa leva um presente, coloca numa mesa e na hora da brincadeira são distribuídos números na ordem crescente, iniciando a pessoa que pegou o número um, a pessoa escolhe o presente que desejar dos que estão na mesa, e sabendo o que os colegas já abriram pode, abrir e ficar com o seu presente, ou não abrir e trocar com o que ele mais gostou. É muito divertido, pois sempre estão tomando dos colegas os presentes mais interessantes, e não pode ficar zangado, mas pode rir muito.

Ah!!! Tivemos também a ilustre presença da Diretora Regional de Ensino que ficou emocionada em dizer que ao passar em frente a Escola, sente que diretamente não faz mais parte da equipe que conviveu por mais de dez anos. Mas a vida é assim minha cara Adriana Aguiar,  hoje estamos aqui, amanhã ali, mas o que nos motiva mais é sabermos que em todos os espaços aprendemos, para com certeza, nos tornarmos seres humanos melhores, para um dia chegarmos ao Pai.

A Direção, na pessoa do senhor Claudonei Neves, agradece a todos os participantes da Festa, aos colaboradores, e aos convidados que prestigiaram o Evento, demonstrando companheirismo e participação nas ações da Escola.
Texto Malu Macedo e fotos de Rizalva

A recepcionista da festa!!!!!



                                                     
                     Música ao vivo!!!
 Certamente essa é a escola que mais tem mulheres belas!!!!

Brinde as Fériasssss!!!!!
 Olha a família a Tia Eva!!

Huummmm  Que delícia!!!!

 Amigo da Onça em ação!!!!
 O presente mais concorrido: O chapéu para os dias de praia!
Ela pensou: "É meu!!
 Sorteio vai, sortei vem e os apresentadores, senhor Diretor Claudonei e o Professor Jorge, só se divertiam com os colegas "chorando de rir" por perder seus presentes preferidos!
 E ele disse: "Agora, agrado minha esposa com esse lindo chapeú!"
Eu sou da matemática, agora ninguém tira(-) meu chapéu!!!!


 A alegria durou pouco, Adriana Lago foi lá e tomou o chapeú. Pensou: É meu, fiquei mais linda!!!
 Carmélia, também se enamorou pelo chapeú, e disse: "Agora ele é meu".

 Mas acabou ficando com a xícara, e de solteira!!!!
 Mas afinal, esse chapeú ficará com quem?
            Mistériooooooo!


Olha a Diretora Regional de Ensino, Adriana Aguiar e o Esposo Sandro.



 Olha só o que apareceu de presente!!!!!
Será que o professor Fernando comprou isso apra presentear? kkkkk mas ele levou para casa viu!!!!
 Baile dos bons!!!!!!!
Gente alegre e satisfeitos com o Diretor!!!!