A professora Alessandra apresentando o Projeto para os alunos.
O projeto tem a intencionalidade de Promover uma investigação por
parte dos alunos do 7º ano IV da escola Presidente Costa e Silva, sobre o
processo de ocupação do espaço geográfico dos bairros mais populosos de Gurupi
- TO, focando o estudo na organização social, no processo de ocupação
realizado, nas paisagens, saneamento, lazer, educação e cultura neles
existentes. Para o desenvolvimento das atividades serão usados os laptops conectados
na internet onde os alunos deverão acessar o site pra realizar Estudo dos principais conceitos
geográficos – focado no processo de ocupação e na ação humana nesses espaços;
Investigar na web os processos de ocupação e da ação humana na organização do
espaço geográfico; Produzir os instrumentos de pesquisa de campo para
levantamento do processo de ocupação do espaço geográfico: organização social,
no processo de ocupação realizado, nas paisagens, saneamento básico, lazer,
educação e cultura existentes nos bairros mais populosos de Gurupi – TO; Tratar
e interpretar os instrumentos e do material coletado com o trabalho de campo:
imagens, vídeos, entrevista e Elaborar o relatório síntese com diagnóstico do
bairro e as principais demandas levantadas pelos alunos..
O projeto TDIC a
favor do processo de investigação do espaço geográfico da Cidade de Gurupi – TO,
articulando os conteúdos pedagógicos previstos no currículo escolar, a
possibilidade de integração da tecnologia no aprofundamento e desenvolvimento
de atividades mais interativas, contextualizadas e que possa possibilitar ao
aluno um protagonismo diante do processo de aprendizagem, enquanto investigação
e produtor de novos conhecimentos. As
ações propostas terá apoio do professor enquanto mediador do processo de aprendizagem
dos alunos, que planeja e organizam as atividades em etapas e as instruções das
ações a serem desenvolvidas em cada etapa, que os alunos construíram no
ambiente da escola um espaço de socialização contínuo dos processos de
desenvolvimento do projeto, com espaço de discussão das sobre os dados
encontrados na pesquisa bibliográfica e de campo, criando na escola um ambiente
propício para reflexões sobre o processo de ocupação do espaço geográfico
realizado nas cidades e que são fundamentais para compreensão das dinâmicas
sociais existente nas cidades. Tais ações visam integrar as TDIC ao currículo
potencializando a aprendizagem colaborativa, a interação dos alunos, a mediação
do professor, a criação de espaço de socialização dos conhecimentos produzidos
por alunos e professores e formas interativas de desenvolver a integração do
currículo a tecnologia, como prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais
para a Educação Básica de 2010 e uma discussão que tenha como referências os
problemas sociais vivenciados pelos alunos. Como resultado do trabalho deve-se
ser produzido espaço socialização das ações no ambiente virtual da escola, com
interação da comunidade externa, profissionais da área; a produção de relatório
final no formato de hipermídia com resultado de todo trabalho; a organização de
uma carta a ser enviada aos órgãos públicos com as demandas dos bairros que vão
compor o estudo.
Publicação: Malu Macedo
A professora Alessandra esta de Parabéns! Precisamos realmente desenvolver projetos que contribua para a aprendizagem dos nossos alunos....
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