sexta-feira, 29 de março de 2013

TDIC a favor do processo de investigação do espaço geográfico da Cidade de Gurupi – TO

 A professora Alessandra apresentando o Projeto para os alunos.

O projeto tem a intencionalidade de Promover uma investigação por parte dos alunos do 7º ano IV da escola Presidente Costa e Silva, sobre o processo de ocupação do espaço geográfico dos bairros mais populosos de Gurupi - TO, focando o estudo na organização social, no processo de ocupação realizado, nas paisagens, saneamento, lazer, educação e cultura neles existentes. Para o desenvolvimento das atividades serão usados os laptops conectados na internet onde os alunos deverão acessar o site pra realizar Estudo dos principais conceitos geográficos – focado no processo de ocupação e na ação humana nesses espaços; Investigar na web os processos de ocupação e da ação humana na organização do espaço geográfico; Produzir os instrumentos de pesquisa de campo para levantamento do processo de ocupação do espaço geográfico: organização social, no processo de ocupação realizado, nas paisagens, saneamento básico, lazer, educação e cultura existentes nos bairros mais populosos de Gurupi – TO; Tratar e interpretar os instrumentos e do material coletado com o trabalho de campo: imagens, vídeos, entrevista e Elaborar o relatório síntese com diagnóstico do bairro e as principais demandas levantadas pelos alunos.. O projeto TDIC a favor do processo de investigação do espaço geográfico da Cidade de Gurupi – TO, articulando os conteúdos pedagógicos previstos no currículo escolar, a possibilidade de integração da tecnologia no aprofundamento e desenvolvimento de atividades mais interativas, contextualizadas e que possa possibilitar ao aluno um protagonismo diante do processo de aprendizagem, enquanto investigação e produtor de novos conhecimentos.  As ações propostas terá apoio do professor enquanto mediador do processo de aprendizagem dos alunos, que planeja e organizam as atividades em etapas e as instruções das ações a serem desenvolvidas em cada etapa, que os alunos construíram no ambiente da escola um espaço de socialização contínuo dos processos de desenvolvimento do projeto, com espaço de discussão das sobre os dados encontrados na pesquisa bibliográfica e de campo, criando na escola um ambiente propício para reflexões sobre o processo de ocupação do espaço geográfico realizado nas cidades e que são fundamentais para compreensão das dinâmicas sociais existente nas cidades. Tais ações visam integrar as TDIC ao currículo potencializando a aprendizagem colaborativa, a interação dos alunos, a mediação do professor, a criação de espaço de socialização dos conhecimentos produzidos por alunos e professores e formas interativas de desenvolver a integração do currículo a tecnologia, como prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica de 2010 e uma discussão que tenha como referências os problemas sociais vivenciados pelos alunos. Como resultado do trabalho deve-se ser produzido espaço socialização das ações no ambiente virtual da escola, com interação da comunidade externa, profissionais da área; a produção de relatório final no formato de hipermídia com resultado de todo trabalho; a organização de uma carta a ser enviada aos órgãos públicos com as demandas dos bairros que vão compor o estudo.


Publicação: Malu Macedo

Um comentário:

  1. A professora Alessandra esta de Parabéns! Precisamos realmente desenvolver projetos que contribua para a aprendizagem dos nossos alunos....

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