quarta-feira, 27 de março de 2013

FÓRUM UCA UFT- Oportunidades de ensino surgem com o uso de tecnologia

Nos dia 21 e 22 de março de 2013, as escolas de Gurupi, Escola Estadual P. Costa e Silva e Escola Municipal Almeida Veras, participaram de um Fórum de Tecnologia, onde discutiu-se sobre o Programa UCA-Um Computadro por Aluno.  


No primeiro dia, após o credenciamento e apresentação da orquestra sanfônica, os participantes do Fórum assistiram a palestra do Dr. José Armando Valente, que dissertou sobre as perspectivas dos projetos de uso das tecnologias, exemplificando e socializando projetos desenvolvidos nas escolas que fazem parte do Projeto UCA, em todo o país.



Outra temática que despertou o interesse dos professores presentes foi a integração das tecnologias ao currículo, tão bem explanado pela Drª Elizabeth B. Almeida, que fez uma análise de como a parceria tecnologia e currículo está sendo conduzida e ressaltou a necessidade de uma discussão entre todos os envolvidos no processo educacional. 


As apresentações de Escolas que atuam com o Projeto Aluno Monitor foi de grande analise a aprendizado para os participantes, tivemos presentes alunos monitores falando de seu trabalho.

Outro momento muito interessante foi o das oficinas pedagógicas, e as duas Escolas em parceria apresentaram a Oficina Possibilidades de Uso do laptop nas ciências exatas e da terra, os professores Wesley Nunes e Djalma apresentaram a referida oficina.  


Prof. Wesley e Djalma;

Prof. Cirlene e Malu.



Professora de Geografia Alessandra falando do Projeto que está realizando patrocinado pelo CNPq com uso do laptops no ensino de geografia.

Professora Fabiana falando do Projeto de Matemática com apoio financeiro do CNPq/UCA




Acima a Diretora da Escola Almeida Veras apresentando os benefícios que o Program UCA trouxe para a Escola.

A Coordenadora da Escola E.P. Costa e Silva apresentando sobre o Projeto que está desenvolvendo na Escola com o Programa UCA.


Professor Wesley que é Formado do Programa UCA e o professor Djalma conduzindo a oficina pedagógica.
Nos momentos das discussões o professor Djalma fazendo seus enfoques e a Coordenadora do UCA na Escola Costa e Silva falando das dificuldades da Escola estar com computadores que não carregam mais as baterias. Frisou ela: "Fizemos solicitações e ganhamos 150 laptops novos, mas não é suficiente para atender o número de alunos matriculados, mas é melhor do que não temos nenhum, agradecemos."  O problema é a escola possuir uma ferramenta e depois do progresso pedagógico alcançado, não poder mais contar com tal ferramenta. Assunto de debate e muitas reflexões.
O professor Valente e a professora Elizabeth nas discussões em torno da melhoria da prática pedagógica e uso do laptop em diversas áreas do conhecimento.
O Seminário foi ESPETACULAR em aprendizado, organização, conhecimento e debate. Parabéns a todos e em especial a Valdirene que cobra muito de nós, mas em compensação, oferece muito também.
Agradecemos em especial aos colegas que dividiram a alegria de estarmos juntos, a equipe da DRE e os colegas da Escola Almeida Veras. Não podemos esquecer de agradecer o Secretário de Educação do Municipio de Gurupi, Sr. Euriprdes Cunha pelo empenho em nos conseguir uma van para o deslocamento dos servidores até Palmas. E o nosso abraço especial para o motorista da Van Edinho. E veja ai o nosso garoto propaganda: WESLEY o restante do nome que colocamos nele na viagem, não vamos destacar aqui. Segredo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário