segunda-feira, 27 de agosto de 2012

AULA SOBRE VULÇÕES SE TRANSFORMA EM EVENTO!!


A partir do planejamento pedagógico da professora de Geografia Alessandra Gomes, referentes ao terceiro bimestre, na turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, onde ela buscou desenvolver nos alunos as seguintes habilidades:Compreender a dinâmica dos fenômenos: tectonismo e vulcanismo na formação e modificação do espaço geográfico. Perceber a importância do conhecimento geográfico nas políticas de conservação e preservação do meio ambiente.
O conteúdo focado foi Tectonismo e vulcanismo, placas tectônicas e estrutura dos vulcões, bem como as questões ambientais provocadas.
Explicações da professora:“Vulcão é uma abertura na crosta terrestre, de formato montanhoso, por onde saem magma, cinzas, gases e poeira. Esta estrutura geológica é formada, geralmente, a partir do encontro entre placas tectônicas.  Quando um vulcão entra em erupção (em atividade) pode provocar terremotos e lançar na atmosfera grande quantidade de materiais magmáticos, gerando uma ameaça para as populações que moram próximas.” 
A professora utilizou a seguinte metodologia, explicou o conteúdo com o recurso do data show, depois explorou o livro didático, e para completar ensinou os alunos a produzirem com argila uma maquete de vulcão. Para que os alunos  compreendessem melhor o conteúdo trabalhado, a professora exemplificou a erupção vulcânica, utilizando-se de produtos caseiros, tais como: vinagre, bicarbonato e corante.



Observem o entusiasmo dos alunos com os seus trabalhos!!!!



Um grupo realizado pelo trabalho que apresentaram!!!!!!





Inicia-se a experiência, o vulção entra em erupção!
A expectativa é total...





A reação quimica é imediata!



Sensacional!!! Eles adoraram e aprenderam muito, visualizaram as aulas na prática.

  A referida mistura provoca uma ebulição, tal como ocorre com a magma, ou seja, a lava que é expelida pelo vulcão. Estive acompanhando a apresentação dos trabalhos e é prazeroso ver e ouvir as explicações dos alunos a respeito do conteúdo. Professora e alunos estão de parabéns.
                                             Texto e imagem: Alessandra e Malu

2 comentários:

  1. Parabéns mesmo, isso faz a diferença na sala de aula.


    Diretor Claudonei

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professora Alessandra!!! Aulas como essas certamente tornam o processo ensino aprendizagem mais prazeroso.

    ResponderExcluir