sábado, 29 de outubro de 2011

Trilha Ecológica

No dia 29/10/11 realizamos uma trilha ecológica na mata ciliar (Mata de Galeria) do Córrego Pouso do Meio, o qual passa pelo perímetro urabano da Cidade de Gurupi, este córrego nasce no município de Dueré e é constituído pela união dos córregos Barroquinha e Jacú, na divisa dos municípios de Gurupi com Dueré.
O córrego Pouso do Meio corta parte da cidade de Gurupi, passando pelos Setores Canaã, Cajueiro, Jardim Tocantins I e II, Jardim da Luz (também conhecido com Jardim Paulista), Jardim Oriente, Alto dos Buritis e, depois de alguns quilômetros, deságua no rio Gurupi.
O córrego Pouso do Meio é apresentado por muitos como o local de origem da cidade de Gurupi. Segundo relatam os mais velhos, nas margens desse córrego, os viajantes faziam o pousio, ou sejam esse córrego era o local de parada e descanso para muitos viajantes que passavam por aqui no início do século passado e até mesmo, nos séculos anteriores.

Em maio de 2006, aconteceu uma ação para acabar com as ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial da cidade que acaba desaguando no córrego Pouso do Meio. Esse trabalho foi realizado em parceria da Vigilância Sanitária do Município, AGD, NATURATINS e CIPAMA.
Um problema sério, os registros de mortandade de peixes no córrego Pouso do Meio ocorreram em 2003, 2004, 2006 e 2007. Em todos esses casos, a AGD, NATURATINS, CIPAMA, e outros órgãos foram chamados para resolver o problema.

Hoje, a SANEATINS (Companhia de Saneamento do Estado do Tocantins) possui uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada às margens do córrego Pouso do Meio, próximo ao Setor Alto dos Buritis. O acesso a ETE pode ser feito pela Avenida Bahia.

Alguns quilômetros depois da ETE da SANEATINS o córrego Pouso do Meio desagua no Rio Gurupi.
Essa trilha teve como objetivo, vivenciar na prática os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, pois os 6º anos estão trabalhando sobre meio ambiente e esta atividade foi uma maneira de levá-los a visualizar e sentir o quanto é importante nos preocuparmos com as questões ambientais, pois o sucesso de ações neste sentido depende e muitos de nós. Nessa atividade contamos com a participação de professores, coordenadores e a parceria com a CIPAMA, sob o comando do Cabo Juarez Soares Barbosa Filho .

Nenhum comentário:

Postar um comentário