quarta-feira, 15 de junho de 2011

GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA SE FAZ COM QUALIDADE

A Escola Estadual Presidente Costa e Silva, demonstra que age pensando na qualidade dos serviços prestados, no dia 12 de abril do corrente ano, realizou reunião com todas as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, visando discutir e esclarecer a respeito do IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a reunião foi elaborada pela Diretora Adriana, Jeanes Orientadora, Claudonei Neves Coordenador do UCA, e estavam presentes acompanhando os alunos as professoras Rosana Toneloto e Malu Macedo
            Ao iniciar a reunião a senhora Orientadora Educacional convidou os presentes para que elevassem o pensamento a Deus realizando a oração do “Pai nosso”, em seguida passou a mensagem de Bill Gates e seus 11 conselhos. Dentre eles estão: “Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe”. “Todo trabalho é oportunidade, aprenda com os erros e preste atenção nos CDF’s babacas, você poderá ser empregado de um deles.”
            A Diretora Adriana Aguiar apresentou os dados do IDEB da Escola comparando os com outras escolas do município de Gurupi, sede da escola, os resultados já alcançados e as metas a serem almejadas, aproveitando o assunto para listar o que os alunos precisam realizar para que a escola venha conseguir na próxima avaliação manter os resultados já conquistados. A Unidade Escolar tem projetado para 2011 a meta de 4.5, no entanto a escola alcançou em 2009 um resultado de 5.1, já ultrapassamos a meta propostas pelos indicadores, aliás, ultrapassamos a meta para 2013 que é de 4.9, agora precisamos trabalhar para no mínimo mantermos os resultados já conquistados.
Em relação ao IDEB saiba mais, através do portal do MEC que informa: “O IDEB foi criado pelo INEP em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e média de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB e a Prova Brasil.
A série histórica de resultados do IDEB se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um IDEB igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência. ”(Portal do MEC)
A aluna Daniela Santana Pinheiro do 9º ano do Ensino Fundamental, participante da reunião afirma: “Adorei a mensagem de Bill Gates, as informações sobre o IDEB, por isso estudo aqui, minha escola faz a diferença.”
           Texto produzido pela professora Malu Macedo      Postagem: Claudonei Neves

2 comentários:

  1. Parabéns pela gestão pela ação, os alunos precisam disto.
    Faltou as fotos Claudonei.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. parabens.adoro essa escola... muito legal;-)

    ResponderExcluir