terça-feira, 28 de junho de 2011

DIA ESPORTIVO NA ESCOLA!!!!


A palavra recreação vem do latim “recreare” e significa "criar novamente" no sentido positivo, ascendente e dinâmico (Ferreira 2003). Quando a escola promove momentos de recreação e esporte, é só alegria. Durante a semana temos as aulas de Educação Física que combinam teoria e prática, mas o que a Escola Presidente Costa e Silva ofereceu neste dia 27 de junho de 2011, foi ótimo: avaliação institucional efetuada através dos Lep Tops, e em seguida Jogos, brincadeiras e aula de dança.
Os responsáveis pelas atividades foram: professor de educação física Jorge Luiz, Coordenação e Direção da Escola e a grande ajuda das acadêmicas de Educação Física da UNIRG Rita Souza Santos e Lucélia da Silva Araújo. Olhem a performance!!!!!

O jogo de Xadrez. Em 1981, o psicólogo Joan Christiaen em sua tese de doutorado intitulada "Chess & Cognitive Development" comprovou a influência do xadrez no desenvolvimento cognitivo. No Brasil o psicólogo Estevan Matheus trouxe o xadrez para dentro do seu consultório, em São Paulo. Ele explica que o xadrez é um adendo à Ludoterapia ( tratamento por meio de brinquedos, divertimentos e jogos) e que há quatro anos vem utilizando no atendimento às crianças e pré-adolescentes. O xadrez também vem sendo usado como ferramenta para a Terapia Ocupacional com adultos.
Quando estamos jogando o xadrez estamos primeiro desenvolvendo a coordenação motora estática, onde colocamos o corpo numa situação de repouso em relação aos movimentos globais, isso nos proporciona o sentido da concentração, tão essencial para a leitura e o estudo em geral, neste estágio conseguimos sair da realidade ao nosso redor trazendo nossos pensamentos para um estado de simbiose mental produzindo o afastamento dos problemas do nosso cotidiano, isto ocasiona o relaxamento das outras estruturas cerebrais. Enquanto jogamos estimulamos as áreas mentais que desenvolvem a memória, paciência e o autocontrole, a imaginação,  criatividade, inteligência, além do raciocino lógico o espírito de decisão e a coragem, elementos tão essenciais a nossa vida. O professor Jorge concorda com todas as colocações do psicólogo e também utiliza o Xadrez em suas aulas.
Destacamos a participação e integração dos alunos com os jogos e o empenho do Professor Jorge Luiz neste Evento, Parabéns para professor e alunos.
 As demais brincadeiras foram um verdadeiro: brincar, correr, sorrir, integrar e divertir, nada melhor depois de um semestre de muito estudo. Valeu garotada, boas férias!!!!


 









 Texto de Maria de Lurdes e Postagem Claudonei Neves Coordenador do UCA.

Um comentário:

  1. Parabéns para todos os profissionais e aos alunos, a Gincana Aquarela é tudo de bom!!!!!!!!!!!!!!
    Educadores conheçam e pensem em algo com este cunho para realizarem em sua escola.
    Abraços

    ResponderExcluir