quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ESTUDO CIENTÍFICO- A VELA!!!!



A professora Eliana Iara A. dos Santos, formada em Ciências Biológicas, trabalha com alunos do nono ano do Ensino fundamental, e ontem iniciou um trabalho muito interessante com os alunos, inserindo-os no estudo científico. A professora utilizou como objeto de pesquisa a VELA, e durante o ano letivo utilizará outros objetos, visando o aprendizado e os desenvolvimentos pedagógicos dos seus alunos.


A criação do método científico é atribuída a Descartes, mas tem suas raízes um pouco mais profundas em dois pensadores de nomes semelhantes: Roger e Francis Bacon. Roger Bacon (1220-1292) foi um dos primeiros acadêmicos de Oxford e o primeiro a defender a experimentação como fonte de conhecimento. Junto com Duns Scotus e Guilherme de Ockham, Roger Bacon foi o responsável pelo que seria a base do empirismo, o pensamento de que a razão e o conhecimento não devem depender apenas da fé mas também dos nossos sentidos, pois podemos aprender aquilo que tivermos experimentado.
Com a mesma visão dos acadêmicos pesquisadores a professora Eliane, levou para a sala de aula uma VELA, onde o alunos exploraram esse objeto de pesquisa.


A professora destacou que o método científico deve: observar um fato ou fenômeno; levantar um problema; formular uma ou mais hipótese; realizar experimentos e chegar a uma conclusão a partir dos questionamentos iniciais com base no resultado da pesquisa.





Os alunos analisaram em grupo vários itens do referido objeto, destacamos alguns: espessura  do objeto, coloração, formas e medidas, matéria prima utilizada para sua fabricação, se possui gosto e cheiro, como ocorre a queima, onde e como é utilizado o referido objeto, coloração da chama,  outros usos que se faz com o objeto, e outros indicadores que os alunos podem visualizar. A aula além de interessante introduziu o método de pesquisa científico que será utilizado no desenvolvimento das aulas e projetos.


 Texto e imagens: Malu Macedo

Um comentário:

  1. Parabéns para a professora Eliane, todos nós, devemos realmente desenvolver e despertar para a prática científica dos alunos.
    Abraços para todos.

    ResponderExcluir