EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL
CONCEITO
Pretende-se
desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o
tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Visa
a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente
em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento
escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a
aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de
repetência e distorção idade/série.
OBJETIVOS
›Educar os alunos para
o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida;
›Criar hábitos de
estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular;
›Suprir as
necessidades dos educandos no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;
›Promover ampliação e
humanização do espaço da sala de aula.
FUNCIONAMENTO
›Os alunos permanecerão na escola por um
período de 8h30min e mais 1h00min se optar pelo treinamento;
›Terão três refeições diárias, sendo:
café da manhã, almoço e lanche da tarde;
›Terão 1h00min para descanso do almoço e
30min divididos para o café da manhã e lanche da tarde;
›Uso de uniforme será obrigatório;
›Higiene pessoal (banho) deve ser feito
em casa;
›Os materiais escolares continuam sob
responsabilidade dos pais, exceto livro didático;
›Além das aulas regulares que o aluno já
tem, terão ainda aulas da parte diversificada:
v Língua Estrangeira Moderna – Inglês;
v Língua Estrangeira Moderna – Espanhol;
v Estudo Dirigido;
v Leitura;
v Informática;
v Experiência Matemática;
v Educação Musical;
v Dança;
v Jogos de Tabuleiro/Xadrez;
v Teatro;
v Artes Marciais.
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender
qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para
produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire
OS PAIS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA REUNIÃO, E 296 PAIS DESEJAM QUE A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL INICIE AINDA ESTE ANO. OS PROFISSIONAIS PREFEREM QUE ISSO OCORRA EM 2014, VISANDO REALIZAR AS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS:
OS PAIS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA REUNIÃO, E 296 PAIS DESEJAM QUE A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL INICIE AINDA ESTE ANO. OS PROFISSIONAIS PREFEREM QUE ISSO OCORRA EM 2014, VISANDO REALIZAR AS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS:
Os pais responderam um Instrumento de pesquisa para termos dados suficientes para mondarmos o Parecer para a SEDUC a respeito da implantação da Escola de Tempo Integral. Afinal vivemos numa Democracia, e nela a participação do povo é de suma importância.
Pois é não vejo as boas condições de trabalho oferecida aos profissionais da Escola, e uma Escola de Tempo Integral, jamais pode ser depósito de crianças. Infelizmente há em nosso Estado, algumas Escolas tida como de tempo integral, que na verdade não são, e certamente, nenhum governante, desejaria trabalhar numa escola que não possui condições de atendimento, então como podemos desejar para os outros o que não queremos para o nosso filho por exemplo. Coisas para reflexão. " Daia Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus"
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