terça-feira, 10 de abril de 2012

A AULA QUE VIROU EM PIZZA


O ditado popular diz que tudo acaba em pizza, mas não foi bem isto que aconteceu na aula de Ciências no dia 22/03/12 com os alunos do 9º ano 3,  período vespertino na Escola Estadual Presidente Costa e Silva.
No 1º bimestre os conteúdos estudados na disciplina de Ciências são: elementos, substância, misturas, átomos e moléculas estados da matéria e suas propriedades, além de outros. Então por que não aproveitar o conteúdo para uma aula prática?
 A aula de Ciências da professora Eliane Iara foi muito gostosa segundo depoimentos dos participantes, que fizeram pizza e observaram princípios básicos de fermentação mistura de substâncias.
Porém a professora precisou de organização e planejamento prévio para que tudo desse certo. Primeiro foi lançada a idéia, prosseguindo com a formação dos grupos em sala, na qual foi dada a liberdade aos alunos de escolherem os componentes utilizados durante a aula prática. Houve também uma conversa com o Coordenador Administrativo Financeiro – Gisele, que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, orientando os alunos para que a atividade não causasse tumulto na rotina da escola.
A participação da Coordenadora Financeira Gizele e das merendeiras foi total e fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho. Então foi só colocar mão a massa. É interessante que muitos se envolveram, outros ficaram olhando, fizeram muito barulho e percebeu-se que alguns alunos não tem hábito de lidar com a massa, uma delas ficou um pouco seca e outra não ficou homogênea.
Mas pode-se dizer que os cinco grupos se empenharam e o resultado foi uma delícia. Tivemos pizzas simples com molho, apresuntado, mussarela e orégano e ainda algumas incrementadas com frango desfiado, milho verde e azeitona. Aproveitou-se ainda para falar aos alunos do valor recebido pelo PNAE para a alimentação escolar que é de R$ 0,30 por aluno.
Todos comeram a vontade e não sobrou nada, somente a história para podermos contar sobre uma aula diferente que virou pizza. Para o próximo bimestre estamos analisando experiências que possam ser realizadas que reúnam conteúdo e prática.
Texto da professora Eliane Iara

Nenhum comentário:

Postar um comentário