segunda-feira, 19 de março de 2012

ESCOLA EM PARCERIA COM A PUC-SP E A UFT PARTICIPA DA PESQUISA “O CURRÍCULO DO SÉCULO XXI” COM FOMENTOS DIRETOS AOS PROFESSORES



ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE COSTA E SILVA EM PARCERIA COM A PUC-SP E A UFT PARTICIPA DA PESQUISA “O CURRÍCULO DO SÉCULO XXI” COM FOMENTOS DIRETOS AOS EDUCADORES PELO CNPQ.


Nesta segunda feira, 18 de março de 2012 serão divulgados os resultados dos projetos dos educadores selecionados pela equipe de pesquisa da Pontifica Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP em parceria com a Universidade Federal do Tocantins – UFT.

A escola foi selecionada por ser participante do projeto Um computador por Aluno – UCA, no entanto, esse não foi o único critério, já que apenas duas escolas foram selecionadas no Estado do Tocantins. A determinação da equipe em abraçar novos desafios, visando o desenvolvimento educacional dos seus alunos foi fator determinante para o desenvolvimento do interesse de pesquisadores com destaque no cenário nacional.

A presente proposta de pesquisa tem como objetivo identificar as contribuições e dificuldades das ações de formação e das práticas realizadas nas escolas participantes do PROUCA, as mudanças desenvolvidas no currículo e nas práticas educativas, os indícios de inovação educativa evidenciados, bem como desenvolver um processo de intervenção contextualizado que possa impulsionar o uso do laptop de modo que este traga contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo. Tendo em vista tal objetivo, a metodologia está dividida em 3 (três) etapas: diagnóstico, intervenção e análise.

Durante os encontros pedagógicos da escola, o formador, e o coordenador do UCA, estimularam a participação dos professores, destacando a proposta de estudo e reflexão das práticas desenvolvidas em sala de aula. Haverá o fomento de 6 bolsas fornecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, sendo divididas em duas etapas, uma no primeiro semestre com três professores contemplados e as demais no segundo semestre de 2012.

Os professores aguardam ansiosos pelos resultados, já que o período de envio finalizou-se no dia 02 de março. Os projetos foram enviados a equipe de pesquisadores do Projeto UCA e serão classificados em ordem decrescente de acordo com o parecer da equipe de avaliação. Haverá também a seleção de um integrante da equipe gestora que receberá uma bolsa para acompanhar e orientar o processo de execução dos projetos na Unidade Escolar.

A Escola Estadual Presidente Costa e Silva, valoriza as politicas de incentivo à formação continuada de seus professores, apoiando práticas de desenvolvimento cientifico, que resultam em melhoria no processo de ensino aprendizagem, com destaque para a atualização do profissional que será um agente disseminador do conhecimento dentro da Unidade Educacional.

Parabéns professores por mais essa conquista! Agora é só torcer para que seu projeto seja selecionado.

Texto escrito pelo professor e formador do projeto UCA Weslley Nunes da Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário