terça-feira, 5 de abril de 2011

Parceiros na Escola


Hoje, 30\03\2011 na Escola Estadual Presidente Costa e Silva localizada na cidade de Gurupi, Estado do Tocantins, o dia foi muito diferente e promissor para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Isso mesmo, interessante e de muito aprendizado, recebemos um dos parceiros da Escola a empresa CEMAR (Transportador e Distribuidora de Bebidas Ltda), os representantes da Empresa como o gerente o senhor Claiton Barros Arraes, a Senhora Diretora Comercial Maria Eugenia Pedrosa e a Consultora Empresarial e Supervisora de Gente e Gestão a senhora Márcia Padilha, estiveram realizando uma capacitação com os jovens do 9º ano.Essa ação faz parte do Projeto de Parceria “Plantando Sonhos”, que surgiu a partir das necessidades básicas de inserir os jovens no mercado de trabalho. A CEMAR iniciou mostrando o potencial da empresa e falando das responsabilidades sociais que a mesma desenvolve, bem como esse Projeto de parceria poderá contribuir na melhoria da prática educativa dos alunos do 9º ano da nossa Escola.
Num segundo momento da palestra foi traçado o perfil de um Líder, onde aponta que todos nós, mesmos sem atuarmos na prática de venda, propriamente dita, vendemos algo, conforme nossos objetivos e interesse. Destacaram-se algumas colocações a respeito do líder: Um líder pensa e age com inovação; A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade, e a última é dizer obrigado; Dando ênfase também a necessidade de formação de vários líderes dentro da escola, o que veio fortalecer os procedimentos realizados pela escola a exemplo da seleção de presidentes de turmas e grêmio estudantil.
Durante a palestra os alunos estiveram bem atentos às orientações sobre como organizar corretamente um Currículo objetivando o primeiro emprego, bem como as informações e dicas de como agir em uma entrevista de emprego. A aluna Renata do 9º C retrata: “O encontro foi ótimo nos preparou para organizar um Currículo e as etapas da busca do primeiro emprego, como agir na primeira entrevista, até a vestimenta foi focada na palestra, para mim foi excelente, precisamos de mais momentos assim.”
Encerrando o senhor Cleiton reforça que: Somente 10% da população têm o que se chama “VONTADE DE APRENDER”, e a Empresa CEMAR acredita que os alunos do 9º ano da Escola são esses que desejam vencer. E encerra dizendo: “Nós precisamos de jovens líderes para vencer na vida com sucesso e preparados para o mercado de trabalho.”
A equipe gestora acredita que ações de parceria que influenciam na postura dos alunos poderão impactar de forma contundente no clima escolar, na transformação social dos alunos, bem como no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem demonstrados nos resultados externos e internos.

Texto de Maria de Lurdes Macedo, postagem Coord. do UCA - Claudonei Neves.

3 comentários:

  1. Parabéns para a Escola e alunos por terem parceiros como essa Empresa, isso é um trabalho de cidadania.
    Obrigada
    Prof. Malu

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS AOS ALUNOS E EQUIPE DE SERVIDORES QUE GANHARAM UMA PROFISSIONAL COMO MALU MACEDO.

    PRFª. WALKIRIA

    ResponderExcluir
  3. Muito bem aplicada essa palestra, foi uma ótima oportunidade para sabermos mais sobre o mercado de trabalho e os seus desafios. A Escola acertou em cheio, foi de longe excelentes as dicas que nos proporcionaram para podermos nos destacar.
    Shellen Carvalho

    ResponderExcluir