terça-feira, 29 de março de 2011

Dia de prova, tristeza ou alegria?


Na Escola Presidente Costa e Silva acontece dois períodos de avaliações, em cada bimestre os alunos participam da AV1(avaliação 01) e da AV2(avaliação 02) e um trabalho de pesquisa. Vejam a concentração dos alunos participando da AV2, e aqui vai uma dica para os alunos:
_ Prestar atenção nas explicações  durante as aulas;
_ Rever os conteúdos antes das avaliações;
_Fazer as tarefas propostas pelos professores;
_Antes da prova ler e estudar todo o conteúdo;
_ Durante a prova ler atentamente os enunciados e as questões;

Se você é um aluno que desenvolver todas essas atitudes, não se preocupe você já é um  VENCEDOR.
Se você é um aluno que não realiza tais atitudes, cuidado você está em PERIGO. Mas sempre há tempo para mudanças.
Texto de Maria de Lurdes Macedo, Postagem Coord. do UCA Claudonei Neve. 

Análise do reflexo da competição dentro do contexto social


*MOTA. Jorge Luiz

O comportamento das pessoas tem mudado muito nos últimos anos, vivemos numa era onde o individualismo, a rivalidade e a disputa competitiva têm dominado o dia a dia da sociedade. Estes comportamentos compõem um tipo de relação desumanizadora, onde não há preocupação com o outro, onde um tira vantagens sobre o outro. Acabamos, muitas vezes sofrendo o efeito de atitudes dominadoras diariamente, e acabamos nos tornando rivais uns dos outros no trânsito, no supermercado, no trabalho, na fila, e até mesmo nas escolas, dentro e fora da sala de aula, ou pior, dentro de nossas casas onde a harmonia deveria prevalecer.
Não podemos deixar de lado que a competição existe, até precisamos dela, mas não como estamos usando, aonde deveríamos apenas participar ou compartilhar estamos levando para rivalidade. Tudo a nossa volta acaba terminando na “lei do mais forte’’ e “que vença o melhor”. Com esse caminho, estamos criando e alimentando a idéia de uma sociedade de perdedores e ganhadores, se vencemos tudo está ótimo, somos melhores que os outros, mas se perdemos, somos excluídos não fazemos parte da “elite” e assim acabamos excluídos dos espaços onde construímos nossa vida (família, educação, trabalho).
É necessário termos a clareza de que a vitória não depende da derrota dos outros, que podemos ser competentes sem destruir o outro, aprendendo a compartilhar as nossas habilidades e notando que todas são importantes dentro do jogo e da vida. Se pararmos para analisar, muitas vezes o problema não mora no ato de competir e sim nos mecanismos que o sujeito utiliza para tentar ganhar (violência, desrespeito, ameaça, ironia, desonestidade, desigualdade, dentre outras), de forma que o que prevalece e a desconsideração do outro enquanto sujeito levando a competição a assumir um caráter totalmente desumanizador.
Sem desmerecer o valor dos jogos competitivos, os Jogos Cooperativos tem como característica integrar todos de modo que a cooperação venha em primeiro lugar e não o desejo de vencer. Neste caso as ações são compartilhadas de forma que se busque alcançar determinado objetivo em que todos ganham ou perdem ou simplesmente não há ganhadores ou perdedores prevalecendo o jogar, a alegria e a interação como algo mais importante.

 O Professor Jorge é formado em Educação Física, pela Universidade ESEFFEGO -UEG, trabalha na Rede Estadual de Ensino na Escola Presidente Costa e Silva.
O Professor Jorge Luiz, utilizou o artigo do autor Nei Alberto Salles Filho da Universidade Estadual de Ponta Grossa no Paraná, fazendo uma re leitura do mesmo. Postagem Coord. do UCA Claudonei Neves.

A moda do R está em todos os espaços


Ora, ora, falamos da moda do R, esse R é o R de reciclar, Renovar, Remodelar , é o que a gestão da Escola Presidente Costa e Silva promove, reaproveitar,  dentro de uma perspectiva de mudança para melhor. Isso mesmo, mudar para melhor foi a proposta de grafitar os armários das salas ambientes, tornando-as pedagogicamente corretas, agradáveis e bonitas e vejam como eles ficaram maravilhosos com as idéias e sugestões do professores e o trabalho maravilhoso dos profissionais Lúcio Grafite e Wenderson (63-9233-6397)


Show de arte, é só olhar para os armários e compreender a que sala eles pertencem . Parabéns aos professores com suas brilhantes idéias, à gestão da escola e aos profissionais.  Texto de Maria de Lurdes Macedo. Postagem, Coord. do UCA - Claudonei Neves.

terça-feira, 22 de março de 2011

Informes UCA 002/2011 – Formação Módulo IV

Olá Cursistas,

Gostaria de informar que a formação do módulo IV será realizada nas seguintes datas:

· 21 de março de 2011 – Conhecendo o projeto. (Cursistas Inclusos)

· 23 de março de 2011 – Fase I. ( Todos os cursistas)

· 04 de abril de 2011 – Fase II e III.

Obs.:

Os cursistas que foram inclusos em 2011 receberão formação diferenciada para recuperação dos módulos I, II e III.

Para reflexão:

“Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar respostas por si mesmo.” Galileu Galilei.


JOGOS INTER CLASSE DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE COSTA E SILVA
GURUPI – TOCANTINS
                                                                                                      Prof(a). Malu Macedo
As atividades físicas são recomendáveis para o bom funcionamento de nosso organismo como um todo, pois é “Tudo que não é usado enferruja”, um ditado popular que é a expressão da verdade e relaciona-se ao nosso corpo também, o esporte é de suma importância para a vida dos seres humanos. A prática esportiva tem sido utilizada como um redutor de indisciplina dos alunos e encontram-se vários trabalhos e artigos publicados que comprovam as afirmações, tais como o artigo do professor Jorge Ribeiro Silva do Estado do Paraná\UEM.
Na Escola Estadual Presidente Costa e Silva o Professor Jorge Luiz e a Direção da Escola concordam que a prática esportiva é uma oportunidade de mudança do comportamento dos jovens e que podem se tornar o grande objetivo de alguns, serem atletas.
No dia 21-03-11 iniciou-se os Jogos Inter classe, onde acontecerá um total de dezoito jogos, incluindo equipes masculinas e femininas de Futsal, com duas finais, uma dia 23-03 entre as equipes que representam as turmas do 6º e 7º anos e outra final no dia 25-03-11 entre as equipes que representam as turmas dos 8º e 9º anos, o período dos jogos são de 21 até 25 de março de 2011.
Desejamos a todos os alunos competidores, aos torcedores e aos professores das demais disciplinas uma boa jornada de Jogos e muita paciência para equilibrar as aulas com a ansiedade dos educandos para a tão sonhada hora da bola rolar, é pura emoção!!!! Para eles a adrenalina e as orientações que os capitães fazem para as equipes é algo extremamente interessante, depois do jogo vem às discussões e as cobranças dos colegas. Olhem ai o professor Jorge e as alunas no primeiro dia de inter classe.  Postagem: Coord. do UCA - Claudonei Neves